FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Mineiros da Carbonífera Criciúma protestam por não receber salários

20151107 112546

Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha realizou ato neste sábado, 7. Nova mobilização ocorre nesta segunda-feira, 9, na sede do Siesesc. 

Na Carbonífera Criciúma, são 212 mineiros demitidos há mais de quatro meses aguardando o pagamento da rescisão, conforme acordo estabelecido com a empresa; 100 outros mineiros demitidos sem acordo; e mais 400 trabalhando sem receber o salário que deveria ter sido pago em outubro.

Por conta desta situação, no último sábado, 7, o Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha realizou assembleia e depois um protesto com passeata em Criciúma. Nesta segunda-feira, 9, os trabalhadores se reúnem novamente, mas desta vez na sede do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siesesc), a partir das 9h, em Criciúma, para cobrar ação do representante das mineradoras.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

A situação vem se arrastando desde o último dia 20 de outubro, quando a Carbonífera Criciúma não pagou a primeira parcela da rescisão contratual dos demitidos há quatro meses e o salário dos mineiros que permanecem trabalhando.

“No Siesesc queremos descobrir quem está faturando a entrega de carvão da mineradora, porque a carbonífera segue extraindo, mas entrega o produto por outra empresa. Com isso, não paga os funcionários. E enquanto os mineiros não receberem, vamos seguir fortalecendo o movimento de protesto”, ressalta o presidente do Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha, Fernando Maurício Nunes.

Além disso, de acordo com Nunes, a mineradora desconta do salário dos mineiros há mais de um ano o FGTS, INSS e a contribuição do sindicato. “E esse valor não é depositado. Há um ano a contribuição do sindicato não é repassada, e nem os direitos dos trabalhadores, cumpridos”, completa.

Mais demissões

O sindicato ainda garante que já tomou conhecimento de que mais demissões devem ser feitas em um futuro próximo. “Acreditamos que o número de desligamentos possa chegar a mais de 200 trabalhadores, da média de 400 que segue trabalhando”, finaliza Nunes.

A reportagem procurou os diretores da Carbonífera Criciúma, mas até o fechamento da matéria, não conseguiu contato.

Francine Ferreira

20151107 112516

 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo