FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Moradores protestam contra instalação de empresa de transbordo do lixo em Forquilhinha

empresa

Os vereadores aprovaram requerimento em busca de mais informações sobre a empresa que quer se instalar na Santa Líbera.

Os moradores da Santa Líbera e bairros próximos marcaram presença na Câmara de Forquilhinha nesta segunda-feira, dia 3, protestando contra a possível instalação de uma empresa na comunidade que pretende fazer o transporte e transbordo de resíduos sólidos. Com mensagens de “Transbordo de lixo aqui não! A comunidade da Santa Líbera não aceita esse retrocesso”, “Coloca o lixão na sua casa prefeito”, entre outras, eles repudiam o local escolhido.

Em busca de esclarecimentos à comunidade, os vereadores aprovaram o requerimento nº 12/2023 que pede ao Executivo mais informações sobre a instalação da empresa. Além de solicitar cópia do alvará, licenciamento ambiental e o endereço onde ocorrerá a operação do depósito e armazenamento dos resíduos sólidos, os vereadores também querem saber se houve benefícios fiscais, estudo de impacto de vizinhança e se a comunidade foi consultada.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

Para a vereadora Marilda Casagrande (PP), a escolha do local foi uma decisão errada por ser uma área castigada pela poluição deixada com a extração de carvão nos bairros Santa Líbera, Cidade Alta, Sangão, Passos de São Roque e Ouro Negro. “Depois de anos de luta para eliminar o lixão de Forquilhinha buscando a recuperação ambiental, novamente estaremos retrocedendo e poluindo nossos bairros fazendo circular dezenas de caminhões de lixo de vários municípios”, disse.

“Não tem necessidade disso. Um município rico de ofertas e com a energia mais barata pode atrair empresas que ofereçam o que a nossa cidade quer, bons empregos para a nossa gente. Forquilhinha já deu a sua contribuição nessa área, por isso queremos respeito e explicação. Não existe vantagem nesse retrocesso”, destaca Marilda ao apresentar o requerimento assinado também por Valdeci Figueredo (PDT), Marcos Rocha Macedo (PDT), Dinho Rampinelli (PL) e Felipe Dordete (PP).

Segundo o vereador Célio Elias (PT), a empresa é privada e possui licença do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). “A empresa trabalha com transbordo e o lixo não deve ficar nem 24 horas no local. Primeiro temos que conhecer o processo para depois fazer o questionamento”, declara informando que haverá uma reunião nesta terça-feira, dia 4, para esclarecer a comunidade.

A forma conduzida pelo Executivo foi criticada pelos vereadores. “Por que essa atitude de esclarecer só depois que os moradores fazem o movimento? Deveriam chamar eles antes e explicar direito”, questiona Dinho Rampinelli. “Cadê o diálogo do Executivo com as comunidades? Isso não existe”, ressalta Felipe Dordete. “Falta conversa com a comunidade e diálogo com os vereadores. Se conversasse antes, poderia ser diferente. Lixo em Forquilhinha, com tanta empresa para trazer? Que vá para outro lugar”, conclui o presidente da Câmara, Valdeci Figueredo.

empresa

Mais destaques da Sessão

AFAA

Representantes da Associação Forquilhinhense de Apoio aos Autistas (AFAA) utilizaram a tribuna da Câmara para destacar o trabalho realizado no município em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Projetos aprovados

  • PLE nº 08/2023 – Institui ajuda de custo aos servidores e profissionais médicos do município de Forquilhinha, e dá outras providências.
  • PLE nº 09/2023 – Altera a redação do § 1º do artigo 2º, da Lei nº 785, de 18 de outubro de 2001 e dá outras providências.
  • PLE nº 10/2023 – Altera a redação da Lei nº 1944, de 24 de dezembro de 2013, e dá outras providências.
  • PLE nº 12/2023 – Cria e concede abono salarial aos ocupantes dos cargos de odontólogo, odontólogo do PSF e técnico em higiene dental, e dá outras providências.

Indicações

  • 29/2023 –Realização de uma ação específica de saúde pública referente aos cachorros de rua. (Dinho Rampinelli – PL)
  • 30/2023 – Execução da complementação do revestimento asfáltico da Rua Celso Roque Forgiarini, no Bairro Nova York. (José Nardi – PSD)
  • 32/2023 – Que seja feito um projeto de Hortas Comunitárias nos bairros de Forquilhinha de incentivo aos moradores dos loteamentos que possuem área verde não utilizada, para que façam nestas áreas hortas. (Célio Elias – PT)
Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo