FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Bancários em greve promoveram a primeira Milhãozada no Itaú

DSCN7843

Profissionais entram nesta sexta-feira, 23, no 18º dia de paralisação. Em Forquilhinha, permanecem fechadas as agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Os bancários promoveram na tarde desta quinta-feira, 22, a “Milhãozada no Itaú” em Criciúma. No local, foram distribuídos milhos cozidos as pessoas que circularam  próximo a agência. A greve entrou nesta sexta-feira, 23, no 18º dia de paralisação, atingindo 12.603 agências e 35 centros administrativos em todo o país.

Em Criciúma e região, mais de 800 trabalhadores estão parados com 50 agências fechadas. “Nós estamos dividindo o nosso milhinho com a população enquanto o Itaú não quer dividir seu milhão com os seus trabalhadores. O protesto quer chamar a atenção da sociedade para a disparidade entre o alto lucros dos bancos e a proposta de arrocho salarial que os mesmos estão fazendo, mostrar que este lucro vem do trabalho dos bancários, da alta taxa de juros e das elevadíssimas tarifas que os bancos cobram de seus clientes”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Edegar Generoso.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Contape

Desde a última terça-feira, 20, o Comando Nacional dos Bancários está realizando mesas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo buscando avançar nas propostas. Nesta semana, os bancários rejeitaram a proposta de 8,75% feita Fenaban para reajustar salários, piso, PLR, vales e auxílios, e sem abono.

Este índice, pontua Edegar, representa perda de 1,03%. “O valor não repõe a inflação de 9,88% (INPC do período) e queremos aumento real”, critica o sindicalista. Os bancários reivindicam 16% de aumento (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego e fim da terceirização entre outros.  A data-base é 1º de outubro.

Quadro da paralisação

  • Criciúma: todos os bancos e as 29 agências estão fechados. Somente os PABs do Bradesco Giassi e Angelônia estão abertos;
  • Içara: todos os cinco bancos fechados;
  • Siderópolis: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados, e Bradesco aberto;
  • Cocal do Sul: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e HSBC fechados;
  • Urussanga: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados e Bradesco aberto;
  • Morro da Fumaça: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e HSBC fechados e Bradesco aberto;
  • Nova Veneza: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados;
  • Forquilhinha: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco fechados.
Francine Ferreira – Maristela Benedet

DSCN7826


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo