FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Liliane Fernandes: Só os fortes sobrevivem no mercado de trabalho

Liliane Fernandes

Estamos falando de mercado de trabalho e nos dias atuais não há espaço para profissionais que acreditam que currículos cheios e um amigo influente seja sinal de oportunidade profissional. Hoje em dia as exigências vão muito, além disso. As empresas querem capacidade de resposta, buscam pessoas positivas, lógica de raciocínio, ótima comunicação, aptidão com equipes, domínio de línguas e outras habilidades intangíveis. É por isso que sobram vagas e faltam candidatos qualificados.

As empresas sabem que profissionais prontos são iguais a super-heróis, simplesmente não existem. Por isso, ao contratar, elas buscam pessoas que sejam capazes de aprender rapidamente e se adaptar com alta facilidade. Isso é essencial porque as tecnologias e os processos produtivos mudam muito depressa e exigem conhecimentos e habilidades distintas para acompanhar a evolução. Nos dias atuais, já não basta ser adestrado.

coluna 13 05

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Independentemente de sua área de atuação, o mercado de trabalho atual tem se tornado cada vez mais acirrado e por isso seguem algumas dicas importantes para que você se mantenha no caminho do sucesso.

1. Networking é importante

A preocupação em estabelecer uma rede de contatos profissionais deve começar desde cedo, seja com amigos, conhecidos ou pessoas que sejam relevantes em determinadas áreas. Procure manter contato regular com esses profissionais.

2. Formação acadêmica não define seu destino

Sua formação acadêmica vai muito além da escolha de uma boa instituição de ensino superior. No mercado de trabalho atual, seus estudos precisam ser estendidos para especializações, mestrados e doutorados e cursos que façam com que você seja um profissional diferenciado. Esteja sempre de olho em novos caminhos que possam agregar na melhoria do seu conhecimento e comportamento

3. Faça com amor ou não faça nada

Excelentes profissionais são aqueles que gostam do que fazem, não apenas os que realizam seu trabalho como se fosse mais uma atividade cotidiana ou somente por dinheiro. Para colocar isso em prática, procure escolher o curso certo, bem como encontrar em sua área aquelas atividades que mais te agradam, para que você sinta prazer ao invés de dor na segunda-feira.

4. Imagine-se como dono do negócio

As empresas estão sempre à procura de mentes empreendedoras para ajudar a desenvolver seus negócios. Assim, há um reconhecimento maior de profissionais que buscam inovar no dia a dia da empresa, que não se contentam com resultados medianos e que estão sempre inquietos no ambiente de trabalho. Faça todos os dias 120% para garantir que mesmo que algo não sai como planejado você ainda garantirá 100% de eficácia.

5. Marketing Pessoal, você é sua marca

Você pode gerar uma imagem positiva ou negativa e tudo isso depende somente de suas atitudes no ambiente de trabalho, muitas vezes, são pequenas ações negativas que têm a capacidade de acabar com nossa reputação. Por isso, é imprescindível adotar uma postura extremamente ética e profissional: evite justificativas, seja condizente com o seu discurso, e não esqueça que mesmo quando não estamos vendo alguém pode estar nos analisando.

É com grande satisfação que inicio esse movimento, falar sobre o perfil do profissional ideal e o mercado de trabalho atual será um desafio no qual farei com muito prazer todas as segundas-feiras, com intuito de gerar conteúdo relevante para a vida de todos e agregar valor todas as semanas de maneira simples e respeitável, e poder assim de alguma forma contribuir na formação de opinião de muitos sob a ótica profissional.

Liliane Fernandes Antonio
Formação em Administração em Marketing
Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Financeira
Professora da Faculdade SENAC
Coordenadora da Excelência Consultoria em RH
Idealizadora e palestrante do projeto social e educacional IR + Além

projeto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo