FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Andreza de Oliveira

Willy Zumblick: o grande amante e artista plástico de Santa Catarina

andreza de Oliveira

Pintor, escultor, relojoeiro e óptico, Willy Alfredo Zumblick nascido em 1913 na cidade de Tubarão, em santa Catarina; ficou conhecido mundialmente por sua extensa e inigualável obra artística. Deixou um legado imensurável de telas e esculturas; acredita-se que mais de 5.000 obras tenham sido criadas por este artista.

Com seu pincel e uma paleta de cores vibrantes e vivas, associadas a uma sensibilidade fora do comum, conseguia transparecer uma linguagem visual tão compreensível como poucos o fizeram. Autodidata Zumblick foi o artista catarinense que dedicou muito tempo da sua pesquisa plástica e pictórica retratando costumes regionais: as festas tradicionais de Santa Catarina, as danças típicas, o Terno de Reis, a Bandeira do Divino Espirito Santo, as Rendeiras, as brincadeiras da infância vindas com os imigrantes.

Muitos registros de fatos históricos encontram-se na coleção de obras do artista; fatos como a enchente da cidade de Tubarão do ano de 1974, a Guerra do Contestado, a saga de Anita Garibaldi e o caminho dos tropeiros, foram motivos que o inspiraram durante sua vida.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Valorizava as coisas simples, seu trabalho conta com inúmeros retratos de pessoas e personagens comuns, o caboclo, os índios, os festeiros das pequenas comunidades, o boi de mamão, os foliões do carnaval. Estes personagens populares foram desenhados com pinceladas firmes e ao mesmo tempo suaves, fartas em tintas e cores; ele brincava com a luz e com a sombra como se vertessem do seu âmago. Foi um pintor figurativo, retratista e impressionista e escolheu retratar o amor pela nossa terra.

Aos conterrâneos torna-se fácil uma identificação cultural com as temáticas escolhidas, pois eram representadas com tamanha leveza, simplicidade e realismo que impressionam e encantam o observador. Dentre suas obras deixou uma tela que retrata a dança típica alemã do município de Forquilhinha, intitulada: ” Dança Alemã em Forquilhinha”.

Em seu currículo contam 80 exposições individuais e coletivas. Em setembro de 2000 Willy Zumblick presenciou a inauguração do museu no coração da cidade de Tubarão que leva o seu nome e resguarda mais de 72 pinturas suas, 8 esculturas e alguns objetos de uso profissional; é um espaço de exposição permanente aberto a visitação. Fazendo-se uma ótima opção de lazer para a família.

Zumblick faleceu no ano de 2008, depois de ter trabalhado por mais de 75 anos pela arte e cultura e após ter construído um patrimônio histórico cultural para nossa região de valor inestimável.

z1


“Chegada da bandeira do divino Espirito Santo”, Willy Zumblick – Fonte, aqui.

 

z2

“Dança Alemã de Forquilhinha”, de Willy Zumblick.
Fonte, aqui.

 

z3

WILLY ZUMBLICK – Fonte, aqui.

REFERÊNCIAS

  • BITENCOURT, Amauri Carboni. Técnicas de Pintura. Indaial: Uniasselvi, 2011.
  • GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão: Um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica. São Paulo: Martins fontes, 1986.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo