FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Wagner Fonseca: A Gente

vagner fonseca v2

Há uma história em cada átomo e eu me pergunto: que sabe o átomo sobre si próprio? A história é vivida, vivenciada, revivida e ressignificada a cada instante e nós lhe damos vazão.

Ciências sociais nomeiam relações entre indivíduos. Indivíduos têm nome e se classificam como “gente”. Por eles, por nós mesmos, assim nós dizemos. “A gente foi”, ou “a gente vai”, “a gente taqui” e “a gente tali”. Não sou eu que desencanto o mundo com mirabolantes teorias. Não sou eu que conceituo meu falar, meu dizer, meu pensar, meu viver.

Livros escritos e teorias publicadas em congressos e lá se foi o sagrado em minha existência. Nosso jeito de ser e sentir, nosso jeito de ter, pedir, lutar e conseguir. Nossa forma de aprender a ser quem somos, aprender a ser como somos. Na verdade é só aquilo que “a gente é”.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

Não é mais, é bem mais do que nossa educação consegue compreender. Os sonhos de uma vida, um ano de trabalho, uma enchente de conquistas ou o acúmulo de fracassos. Nosso leve existir, agora estudado. Nosso profundo existir, agora conceituado.

Nomes difíceis, palavras de outros idiomas. Gente elegante gravando gente comum se sentindo importante. Um namoro e um casamento que resulta em linhas escritas, lidas e discutidas ou algum documentário. Porém, a gente continua “a gente”.

Sujeito, indivíduo, elemento, sociedade, cultura, interrelacionalidades (se é que tal palavra possa ser internalizada…). É desse jeito que transformam o comum, “a gente”, em ciência, em átomos. E outra vez me pergunto: será que “a gente” vive aqueles conceitos estudados? Ou só quem é de fora consegue ver o que “a gente” vive?

Conheço gente estudada que se olha no espelho pra pensar. Conheço gente também que nem pensa no por que o espelho consegue nos mostrar.

Há ciência no viver e há ciência no estar. Há também magia em não querer entender e também em não querer explicar.

Significados, “a gente” sabe, sempre estão a mudar. E gente, “a gente” sabe, sempre tem história pra contar…


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo