FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Você precisa aprender a valorizar as suas dores

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Psicoterapeuta Corporal – Tanatóloga

Costumo dizer para os meus pacientes que eles tem direito sobre as dores que sentem, e que sendo assim podem fazer o que quiserem com elas. A maior parte deles opta; cada um dentro do seu próprio tempo; por transformar a dor em aprendizado e aprimoramento pessoal.

Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Não é uma escolha simples e fácil, o aprendizado somente aparece como alternativa quando há uma fagulha de amor próprio querendo se acender. É que no momento do sofrimento o que mais desejamos é que a dor passe por completo, algumas pessoas inclusive relatam que parece um sonho o que estão vivendo, sentem que não é real o que lhes acontece e entram em um desespero que as faz pedir: “eu não quero mais sentir essa dor, faça ela sumir!”.

Mas, você já parou para pensar o que aconteceria se realmente as dores emocionais não fossem sentidas? Provavelmente repetiríamos várias e várias vezes a mesa situação, nos colocaríamos em risco, ultrapassaríamos os nossos próprios limites e isso seria cíclico. Bem, nem tudo que é cíclico traz um movimento saudável, ás vezes significa somente girar em torno de um mesmo eixo, nada além disso. É por isso que os altos e baixos se fazem necessários na vida, são eles que proporcionam autoconsciência e consequentemente, crescimento emocional.

Um exemplo disso foi quando você viveu aquele rompimento emocional traumático que foi cercado de sofrimento vinculado à traição, mentiras, desrespeito… Talvez aquela pessoa que invadiu o seu espaço e ultrapassou os seus limites volte a aparecer e se fazer visível novamente. É claro que você tem responsabilidade nas dores que a relação trouxe, foi exatamente por isso que sofreu, que sentiu arrependimento, culpa, e que até teve raiva de si. São as lembranças dessas dores que serão importantes daqui pra frente.

Elas se ouvidas com respeito, poderão trazer muitos aprendizados e serem solo fértil para o nascimento do amor próprio. Então se aquela pessoa voltar, você pode e tem o direito de escolher abrir completamente a porta da sua vida e convidá-la a entrar, ou, recebê-la do lado de fora pra construir primeiramente aquela confiança que fora quebrada e quem sabe, quando se sentir à vontade e considerar que a pessoa merece, oferecer à ela algum lugar para estar na sua vida.

Agora, se as dores vinculadas à tudo o que foi vivido no passado não forem consideradas, existirá a possibilidade delas surgirem novamente e com isso a repetição de círculos viciosos.

Escolher tratar a dor como aprendizado envolve se apropriar dela, senti-la no todo, por completo ao invés de viver dentro de fugas para não fazer contato com elas. As fugas quando ocorrem inconscientemente podem ser enfrentadas com o auxílio da psicoterapia. O psicólogo lhe dará o suporte necessário para desconstruir os mecanismos de defesa que impedem o seu contato real com a dor.

Aprenda a preservar sua vida, cuide dos espaços que você oferece aos outros, se responsabilize por quem habita em você, opte por aprender com aquilo que lhe dói.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo