FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Andreza de Oliveira

Vera Sabino: dedicação e amor pela arte

andreza de Oliveira

Nascida em 2 de novembro de 1949 em Florianópolis, Vera Sabino transitou por muitos estados do Brasil, mas foi aqui em Santa Catarina, na “ilha da magia” aonde viveu uma grande  parte de sua vida. Dona de uma sensibilidade sublime ela passava horas desenhando, sua intensidade a fez experimentar diversos materiais e técnicas como  a escultura, tapeçaria, trabalhos com solda, até  firmar-se como pintora.

Ainda criança começou a desenhar e aos 14 anos recebeu seu primeiro reconhecimento como artista o  Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para  Novos em Curitiba, cidade do Paraná aonde residiu por um tempo.

Em 1968 realizou sua primeira exposição individual já em Florianópolis e depois dessa mais de 40 aconteceram entre individuais e coletivas,  estas exposições ocorreram no Brasil inteiro e também no exterior.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

Sua vida esta completamente envolta na arte e sua profissão é pintar, talentosa, simples e criteriosa na execução do seu trabalho, rapidamente desenvolveu um estilo próprio  que torna suas obras reconhecíveis através da  observação. A mística feminina, a magia, a natureza, os contos da ilha de Florianópolis, inspiram suas criações e algumas cenas religiosas também. Diversas Madonas foram pintadas por Vera que  na vivacidade das cores que usa consegue criar uma aura  fantástica nas suas pinturas.

Uma renomada artista, que conquistou seu espaço no roteiro das artes catarinenses muito cedo. Foi enquadrada em diversos estilos : surrealista, paisagista, naturalista, religiosa, art nouveau, independente das denominações que recebeu,Vera conseguiu firmar-se no meio artístico nacionalmente com seu estilo único, seus conceitos, suas técnicas e sua naturalidade.

Originalidade e ousadia não faltam em seu trabalho, a própria artista conta que na abertura de suas exposições, quando era mais jovem costumava vestir fantasias para compor personagens. Vera Sabino possuia a certeza que seria pintora e não mediu esforços para realizar seu sonho e a autênticidade marcam sua tragetória profissional.

Ela pintava dia e noite, compulsivamente. No chão, na cama, estima-se que tenha mais de 8 mil obras espalhadas pelo mundo inteiro. Linhas curvas, círculos, semi-círculos, flores, frutas, animais  e uma paleta de cores variadas e alegres compõem seu trabalho e tornam suas obras agradáveis, atraentes; cada tela é um convite  a adentrar em seu mundo, em sua imaginação, em seu processo criativo e ao observarmos os quadros da artista é possível perder-se na infinidade de detalhes que  as compõe.

Há mais de 60 anos  Vera sabino vem trabalhando pela arte e é uma grande representatividade para as mulheres no meio artístico e merece ser valorizada por isso.

Vera 1

Vera Sabino. Fonte: aqui. Acesso: 05/09/2018

Vera 2

Sem título, Vera Sabino. Fonte: aqui. Acesso: 05/09/2018

Vera 3

Via Sacra, para a Igreja da Armação em Florianópolis. Vera sabino. Fonte: aqui. Acesso: 05/09/2018

Vera 4

Eleição Bruxólica, obra inspirada em Franklin Cascaes. Vera Sabino. 1998. Fonte: aqui. Acesso: 05/09/2018

Referências

  • A ilha em mim. Direção de Suélen Ramos Vieira Vale. Florianópolis:  TV UFSC. Disponível: aqui. Acesso em: 06/09/2018.
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 6ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 1987.
  • VIEIRA, Francisco Ponciano. Desenho Artístico e de Apresentação, 2ª ed. Indaial: Uniasselvi. 2011.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo