FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Do vazio de um mundo digital

Wagner Fonseca Voto Polarização Copa discutir Acho Opinião Especialista eles polarização

Wagner Fonseca, poeta, professor e blogueiro

Temos aqui um tema que parece não se esvaziar e aparentemente “chato” para muita gente falar/ouvir sobre isso. Postar fotos na internet já não é mais um fato interessante. Angariar a aprovação alheia ou mesmo a admiração dos nossos contatos também não comove como antes. O maravilhamento ocasionado pela “inclusão digital” ultrapassou os limites da banalização cotidiana. E nós não conseguimos mais fugir disso.

A internet perdeu o ar de novidade há bastante tempo e não é difícil encontrar quem já tenha escapado disso. “Não tenho facebook”, afirma um; “Até esqueci minha senha”, recorda outro. Alguns migraram para o instagram porque há menos discussão lá. “Só posto fotos”. Há quem tenha apenas o whatsapp por necessidade de comunicação ou questão profissional mesmo. É, a revolução digital está muito longe de atingir ou, melhor dizendo, agradar a todos. Porque atingindo cada um de nós é e os resultados são tão amplos quanto variáveis.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

Não é difícil recordar as palavras de Max Weber quando afirmava que a intensa racionalização da vida levaria inevitavelmente ao desencanto do mundo. Somos muitas pessoas desencantadas que não conseguem mais se sensibilizar com o próximo. No passado não muito pretérito, a família ainda se reunia na sala para assistir novela, ao menos. A famosa cena dos Simpsons sentados juntos no sofá para assistir TV é algo cada vez menos comum. A ascensão dos smartphones contribuiu decisivamente para uma maior individualização do ser humano. A “hora feliz” agora sou eu com o mundo todo nas palmas de minhas mãos. Eu e o mundo todo, eu e ninguém mais.

Há quem diga que é possível utilizar essas tecnologias informacionais para o bem e o desenvolvimento de técnicas necessárias ou benéficas à inúmeras profissões. Isso é inegável no que tange à educação escolar, sem sombra de dúvida alguma. Porém essa mesma tecnologia que tanto nos aproxima e nos distancia em medidas iguais, tem seus efeitos mais perversos agindo de forma mais contundente sobre nossos adolescentes. Lembro-me que alguns erros de escrita aumentaram de grau absurdamente após a inclusão do celular no cotidiano. Observo palavras como “de repente”, “com certeza” e “o que” –  este último principalmente – começaram a aparecer de forma errônea a partir do ano 2010 com uma frequência crescente.

Nossas crianças e adolescentes preferem largar a aula de educação física – pasmem – para ficar mexendo em seus celulares e de nada adiantar culpar apenas o professor. Da mesma forma que é inócuo culpar apenas os pais por deixarem seus filhos com a “babá virtual”. Estamos todos envolvidos por essa bruma midiática virtual e escapar dela significa voltar no tempo uns vinte anos, no mínimo, quando ainda poderíamos ser mais felizes (será que éramos?).

E por falar em felicidade, quem dentre nós se questiona o quanto todo esse mundo encantado tecnológico realmente nos faz feliz? Vale a pena refletir sobre isso (e tomar cuidado para não se descobrir mais um pessimista…). Nessa discussão, consenso será um pilar difícil de se conquistar.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo