FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc oferece atividades físicas e grupo de apoio para gestantes

DSC 0031

Inscrições para o Pamif estão abertas na Unesc

A espera pelo nascimento de um bebê é um momento de alegria para os pais. Esta fase traz mudanças na vida da família e como consequência, uma série de dúvidas. E para ajudar as “mães de primeira viagem” ou mesmo aquelas que já têm filhos, a Unesc realiza há 11 anos o Grupo de Gestantes do Pamif (Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar).

Nos encontros, as mulheres participam de grupo de apoio, de rodas de conversa com profissionais da saúde, de atividades como pilates, hidroterapia e oficinas, trocam experiências e ganham um ensaio fotográfico.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

O primeiro encontro de 2015 está marcado para esta sexta-feira (13/3), das 14 às 17 horas, no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc. As interessadas podem se inscrever pelo telefone (48) 3431-2654.

A coordenadora do projeto Ariete Inês Minetto, comenta que entre os temas tratados nos encontros de grupo estão alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, amamentação, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, orientações para o uso de medicamentos e a técnica de shantala (massagem para bebês).

O projeto é desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, com a participação voluntária de estudantes de Odontologia, Farmácia, Nutrição e Artes Visuais (responsáveis pelos ensaios fotográficos digitais das gestantes) e professores da Unesc, além da colaboração de pessoas da comunidade.

Segundo Ariete, o grupo trabalha ainda questões como a aceitação da gravidez pela gestante e pelos filhos que o casal já tem e inseguranças relacionadas ao novo momento vivido pela família. “O projeto quer leva informações e apoio para que as mulheres tenham uma gestação saudável e a família se prepare para as mudanças e para acolher bem este novo membro que vai chegar”, afirma.

A cada semestre, entre 25 e 30 grávidas participam do grupo do Pamif. Mas o parto não significa o fim do “relacionamento” entre as mulheres e a Universidade.

Após o nascimento dos bebês, as mães recebem visitas de estudantes e professores envolvidos no projeto e as crianças a partir do sexto mês de vida, voltam à Universidade para usufruir de outro serviço disponibilizado à comunidade. “A maioria dos bebês que participam da fisioterapia aquática são filhos das mulheres que estiveram conosco no Pamif”, conta.

Milena Spilere Nandi

DSC 00091

DSC 00051
DSC 00031

 


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo