FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

A suspensão dos Correios é reflexo de um problema muito maior

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Sem entregas

Os Correios de Forquilhinha decidiram tomar uma medida extrema por conta do problema ocasionado por cães soltos pelas ruas do município. A partir dessa semana, os carteiros vão suspender a entrega de encomendas em pontos da cidade em que esse problema está muito evidente. Dessa forma, nos locais onde esse trabalho não acontecer mais, pelo menos temporariamente, as correspondências passarão a permanecer por aproximadamente 20 dias na agência de Forquilhinha, onde ficarão disponíveis para a pessoa ir buscar. Se ninguém retirá-la nesse prazo, serão devolvidas ao remetente.

Haverá suspensão de entrega em ruas problemáticas dos Bairros Clarissas, Ouro Negro, Nova York, Santa Líbera, Cidade Alta, Vila Lourdes, Saturno, Vila Franca e Santa Cruz.

Denúncias podem ser realizadas

A respeito do problema, a Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha orienta para que as pessoas denunciem casos como os que estão sendo percebidos. Em relação aos animais que têm donos mas estão nas ruas, a Fundaf pode notificar os proprietários, porque os mesmos têm responsabilidades sobre eles, já que há risco de mordedura. Além disso, o fato de estarem na rua pode ser configurado como maus tratos, uma vez que o animal fica exposto a perigos, como veículos e terceiros.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

No entanto, quanto aos animais de rua, a fundação solicita a colaboração da comunidade para identificar a pessoa responsável pelo abandono, para que possa ser devidamente autuada. Informações e denúncias podem ser encaminhadas para (48) 3463-3039.

Sem atendimentos

Por conta de trabalhos de dedetização que precisam ser realizados na unidade, o Pronto Atendimento de Forquilhinha fechará antecipadamente hoje, às 22h, com retomada dos serviços a partir das 6h de amanhã.

Na Rede

A Polícia Militar de Forquilhinha tem realizado, nos meses de janeiro e fevereiro, diversas reuniões de sensibilização em vários bairros do município, com objetivo de apresentar e, futuramente implantar, o programa institucional “Rede de Vizinhos”. As diretrizes, que visam a prevenção de delitos com auxílio dos moradores, já foram apresentadas para as comunidades de Nova York, Saturno, Clarissas e Vila Feltrin.

Temas relacionados à segurança pública e dúvidas dos moradores também foram debatidas, objetivando estreitar os laços entre a polícia e a comunidade, aumentando a transparência do trabalho policial. Atualmente, os Bairros Ouro Negro, Santa Cruz, Loteamento Eldorado e Linha São José já contam com o programa.

rede 1

Novo calendário

Pensando em levar à população todas as informações a respeito dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Forquilhinha, as agentes de saúde do município estão distribuindo um calendário à toda a população. O material foi desenvolvido em conjunto com o setor de educação permanente e os recursos utilizados foram os destinados especificamente para elaboração de materiais informativos.

Quer aprender a tocar?

Interessados em participar de aulas de violão clássico, violão popular, cavaquinho, gaita de boca, teclado, batera e percussão – e que tenham mais de 16 anos – terão uma nova oportunidade a partir de março. Trata-se de um reforço para as oficinas de música de Forquilhinha, com o início de aulas no período noturno. Além disso, o professor de música Marcelo Vignale também irá repassar aos alunos a teoria musical, um diferencial para o ano. Inscrições já podem ser realizadas no Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

DA POLÍTICA

Para debater

Com as obras do sistema de esgotamento sanitário sendo finalizadas e o mês de março – prazo para inauguração – se aproximando cada vez mais, as pessoas já estão começando a pensar na tarifa da Casan a ser cobrada dos consumidores, uma vez que sofrerá um provável reajuste de 100%. Pensando nisso, e em fomentar o debate a respeito do assunto, levando o tema à toda comunidade afetada, o vereador Célio Elias (PT) sugeriu a realização de uma audiência pública para discussão do valor a ser cobrado pelo tratamento do esgoto. A intenção é reunir representantes da Casan, Ministério Público de Santa Catarina, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e do Poder Executivo.

Repasses

A agenda que o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, cumpriu em Brasília nessa semana promete gerar resultados positivos e retornos efetivos para o município. Com o deputado federal Décio Lima (PT) uma emenda de R$ 150 mil para custeio da Saúde foi viabilizada. Já o deputado Ronaldo Benedet (PMDB) prometeu outros 250 mil para a aquisição de um caminhão caçamba para a Secretaria da Agricultura. Além disso, a comitiva de Forquilhinha percorreu os gabinetes de diversos outros parlamentares, uma vez que é a tradicional época de pedidos de recursos a serem destinados antes do período eleitoral.

23 02 Brasília

Temos prazo

A empresa responsável pela readequação do projeto de pavimentação da Rodovia Jacob Westrup tem até o dia 9 de março para entregar o estudo que foi solicitado pela Administração Municipal. Esse é o prazo para que as adequações fiquem prontas e para que, com o documento em mãos, as lideranças locais possam pleitear efetivamente os recursos para a conclusão da obra.

No interior

Deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) entrega nessa sexta-feira, 23, em Forquilhinha, uma emenda parlamentar de R$ 800 mil, que serão destinados à pavimentação asfáltica da Rodovia Francisco Ricken, na comunidade de Santa Terezinha. A solenidade acontece a partir das 20h no Salão Comunitário da comunidade.

Aprovadas

Depois que o Tribunal de Contas do Estado aprovou, os vereadores da Comissão de Finanças do Legislativo forquilhinhense também deram parecer favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Vanderlei Alexandre (PP), referente ao exercício de 2016. Na sequência, em votação no plenário, o parecer foi aprovado por unanimidade.

Empossados

A semana foi de solenidades de posse na Administração Municipal de Forquilhinha. O ex-vice-prefeito e agora novo chefe de Gabinete do prefeito Dimas Kammer, José Ricardo Junkes, assumiu oficialmente a Secretaria de Governo. Além dele, foram empossadas também as coordenadoras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Josiane Nazário, e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Renata De Luca Romancini Rocha.

IMG 4595


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo