FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Suportar o insuportável não te faz mais forte, te faz masoquista

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Psicoterapeuta corporal e tanatóloga

Você tem suportado o seu cansaço. Você tem suportado o seu transtorno de ansiedade. Você tem suportado as relações que te abusam. “Vai passar!” se tornou o seu mantra. “Só mais um pouquinho” é a promessa que você faz a si todos os dias. “Depois eu vou descansar” se tornou a sua religião.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Pra quê? E o agora, como você fica nele?

A espontaneidade se tornou um monstro assustador, é raro perceber alguém permitindo que essa palavra faça parte do seu vocabulário, quiçá da sua própria vida. Exagero? Então faça o seguinte exercício: se lembre qual foi a última vez que você soltou, recusou, desistiu, respirou.

O seu medo de errar, de mostrar que é vulnerável, que sente medo e também dor tem te colocado em tantos desafios desnecessários: não pegar férias, não fazer um tratamento psiquátrico e psicológico, não romper ou se afastar de relações abusivas, não relaxar. Percebe como o prazer é algo que passa longe da porta da sua casa? Até parece que senti-lo é errado. Talvez esteja aí o problema, pode ser que você em algum momento da sua vida tenha acreditado que ser feliz é algo errado, vai ver te falaram isso, te passaram a ideia que descansar é coisa pra gente preguiçosa, que sair de uma relação é coisa de gente irresponsável, que procurar tratamento é coisa de gente com frescura.

E desde então você tem feito um esforço imenso pra provar que não é nada disso, como se ser um pouco disso também não fosse um direito humano.

A pergunta que fica é: até quando você precisará provar para si e para as pessoas com quem convive que você é forte por suportar as dores nas quais se coloca?

É interessante pensar que muitas das dores que carregamos é uma escolha que nós mesmos fizemos em prol de ganharmos a atenção e o reconhecimento de alguém. A ideia de doer mas não soltar está diretamente ligada à ideia de sermos aceitos no mundo devido a força que temos. Então, nunca foi sobre ser forte, sempre foi sobre precisar de amor e respeito mas não saber pedir, aliás, saber somente barganhar através de feitos heróicos.

Se você transformar os desafios nos quais se coloca em pedidos, você provavelmente encontrará muitos: “Me ame?”. E está tudo bem. Está tudo bem porque quando nós falamos a língua dos nossos sentimentos, cessamos as barganhas, rompemos com as exigências conosco, abandonamos o vício de sermos perfeitos.

Então para este fim de ano que tal fazer as pazes com a sua imperfeição, aceitar a espontaneidade que quer romper com as barreiras tensionais que seu corpo criou, permitir o desejo de receber amor vibrar através de pedidos reais e direitos e não através de uma exigência consigo para se sentir merecedor deste amor?

Você pode começar hoje, ou, pode continuar suportando…


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo