FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Sinto muito

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Psicoterapeuta Corporal e Tanatóloga

Num momento em que temos nos exigido viver como se fôssemos robôs, assumir o que sentimos é ainda a única forma de nos trazer para a realidade e nos mostrar que somos humanos. “sinto muito” não deveria ser somente uma forma de se desculpar, mas também e quem sabe a maior forma de nos conectar com a nossa dimensão emocional. Durante este ano que passou a ansiedade patológica se tornou um imperativo, pessoas correndo literalmente para dar conta de prazos, realizar fechamentos, fazer aquisições, organizar a casa, o trabalho, a imagem… E ufa! Aqui estamos nós em mais um fim de ano, esperando pelo descanso merecido e pela possibilidade de se desligar daquilo que nos deixou extremamente e patologicamente ligados durante estes 365 dias.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Ficar ligado é bom, afinal, vivemos em sociedade e precisamos nos adaptar à algumas possibilidades que ela (que também somos nós) nos coloca. É importante trabalhar uma vez que o sentimento de utilidade tem participação ativa na construção de uma autoestima saudável. É importante conquistar objetivos, até porque eles nos possibilitam saber pra onde estamos caminhando.

É igualmente importante ter compromissos e condicionamentos, são eles que contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto seres adultos. Mas sabe aquele velho ditado que diz que tudo o que é demais enjoa? Então… Ele pode ser aplicado aqui, talvez a palavra certa para este ditado neste caso não seja “enjoa” mas sim “adoece”. Viver exclusivamente para a produtividade é um sintoma da dificuldade de viver para outras coisas além do trabalho, o mesmo se refere a viver exclusivamente para a manutenção de uma imagem ou de uma condição social. E todo sintoma gera sintoma: cansaço, estresse, desânimo, pânico, são alguns deles.

Então, desejo que em 2020 a gente não precise parar a nossa produtividade porque a usamos em excesso em 2019, mas que consigamos ser mais fluidos e flexíveis, mesclando trabalho, lazer, descanso, relacionamentos, aquisições, preguiça… Que neste próximo ano façamos das palavras “sinto muito” um lembrete para a nossa condição humana, que é oposta às máquinas, por exemplo. E que a busca pela saúde mental seja tão ou mais importante que qualquer outra busca.

Que sejamos mais gentis com o nosso corpo, mais empáticos com as nossas dores, mais compreensivos com as nossas limitações, e mais acolhedores com a nossa condição humana, que pode ser muito bonita se a aceitarmos e deixarmos que ela nos mostre o que nos diferencia dos computadores e das máquinas em geral.

Que você sinta muito, e que definitivamente se aceite sentindo.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo