FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Em simulação, avião cai no campus da Unesc

simulacao de acidente aereo e realizada na unesc 1046774

Ação ocorreu na noite desta sexta-feira e chamou a atenção pelo realismo.

Uma mulher machucada pede, aos gritos, ajuda ao marido que está ferido e não consegue se movimentar. Ambos estavam no avião ATR-72, que saiu do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, na noite dessa sexta-feira, e caiu no campus Unesc, em Criciúma.

simulacao de acidente aereo e realizada na unesc 1046779

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Contape

A história poderia ser real, mas fez parte da simulação de acidente aéreo que encerrou o curso de Corpo de Voluntário de Emergência (CVE), promovido pela Infraero em parceria com a universidade. O treinamento envolveu professores e alunos dos cursos da área da Saúde e de Artes Visuais da Unesc, além de profissionais que atuam em resgate e pessoas da comunidade que participaram da capacitação que ocorreu nesta semana na Unesc.

Esta foi a segunda simulação de acidente aéreo fora de aeroportos no Brasil. Em 2013, houve um curso CVE na Unesc, e a simulação ocorreu no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Profissionais como os do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, IML e da ASTC participaram da atividade.

Segundo a coordenadora da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúda da Unesc (UNA SAL), Indianara Becker, a participação de professores, funcionários e alunos da universidade no treinamento é importante tanto para a vida profissional deles quanto para tornarem-se voluntários e auxiliarem em caso de acidentes reais. “Como a universidade está em um raio de oito quilômetros do aeroporto, as pessoas daqui fazem parte da comunidade aeroportuária que pode se deslocar para ajudar com maior rapidez”.

A superintendente da Infraero no Aeroporto Diomício Freitas, Márcia Santos, ressalta que do horário do acidente fictício, às 19h24min, Infraero, Samu e Corpo de Bombeiros levaram cinco minutos para chegar ao local da queda do avião. “Além de treinar a comunidade aeroportuária, o curso tem o objetivo de aferir o tempo de resposta das entidades que podem ser acionadas em caso de acidente aéreo”, afirma.

O CVE encerra com o envio do relatório com vídeo, fotos e anotações para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo Márcia, a partir dele, os profissionais de resgate e da Infraero conseguem analisar a atuação e minimizar os erros na hora do atendimento.

Francine Ferreira – Milena Nandi

simulacao de acidente aereo e realizada na unesc 1046776


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo