FORQUILHINHA Previsão do Tempo
viagem

Saiba seus direitos caso seu voo seja cancelado ou remarcado

Avião no céu

Há algumas décadas viajar de avião era um verdadeiro acontecimento. As mulheres viajavam extremamente elegantes e os homens com seus melhores ternos.

O serviço de bordo das companhias aéreas como a Varig, Pan Am, Air France e outras grandes empresas eram comparados a restaurantes 5 estrelas. Um vasto cardápio era oferecido aos passageiros, acompanhado dos melhores vinhos.

Entretanto, essa realidade não existe mais e hoje as empresas aéreas têm como único objetivo transportar o máximo de passageiros, reduzindo o espaço entre as poltronas de tal maneira que uma viagem longa passou a ser um verdadeiro sacrifício para muitas pessoas.

Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Em relação ao serviço de bordo ele passou a ser o mais básico possível objetivando o maior retorno financeiro. Todo aquele glamour de antigamente ficou restrito às passagens mais caras e viajar de avião se tornou mais um meio de transporte como qualquer outro.

Entretanto, a popularização não quer dizer que os direitos dos passageiros desapareceram. É preciso ficar alerta e fazer valer o que está dentro da lei depois que é comprada a passagem aérea. Especialmente quando se trata de voos AirHelp cancelados ou remarcados.

Para quem pretende viajar já não basta simplesmente comprar uma passagem.  Nos dias atuais é preciso se preocupar com as vacinas exigidas no país de destino, ter a documentação em ordem, como passaporte e vistos, caso seja necessário, e estar com o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19. Em alguns países basta apresentar o teste PCR ou rápido de antígeno negativo para entrar.

O cancelamento de um voo se tornou uma coisa bastante rotineira, basta ver o ocorrido em janeiro deste ano quando devido ao assustador aumento de casos de Covid-19, que também afetaram os funcionários das empresas aéreas, e o número de voos que tiveram que ser remanejados foi grande, chegando a 4 mil casos no mundo. Infelizmente foi um problema ocorrido que foge ao controle, causando um verdadeiro caos na aviação, que pouco pode fazer.

O que o passageiro precisa saber é que ao ter seu voo cancelado ou remarcado a empresa aérea tem certas obrigações, de acordo com a Resolução 400/2016 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em alguns casos inclusive pode existir a possibilidade de solicitar na justiça uma indenização que pode chegar a R$ 10.000.

O passageiro afetado por esse tipo de imprevisto tem o direito de remarcar sua viagem sem nenhum tipo de multa ou cobrança de diferença tarifária ou, se preferir, pedir o reembolso integral do valor da passagem.

A Anac determina que quando houver atrasos ou cancelamentos de voos, as empresas aéreas têm algumas obrigações como:

  • Em atrasos superiores a 4 horas, oferecer reacomodação ou reembolso integral do valor pago, de acordo com a escolha do passageiro.
  • Informar ao passageiro em intervalos de 30 minutos quanto à previsão de partida de seu voo.
  • Informar de imediato a ocorrência do cancelamento, do atraso ou da interrupção do serviço.

De acordo com o tempo de espera do passageiro é necessário oferecer assistência material gratuita, como algum meio de comunicação, alimentação e em certos casos pernoite e hotel além de transporte.

Mas afinal qual o motivo que leva uma empresa aérea a cancelar um voo? Existem inúmeros fatores que podem provocar um cancelamento de voo e em grande parte deles a empresa aérea não tem como evitar esse contratempo.

Os principais motivos que podem provocar o cancelamento de um voo podem ser desde problemas técnicos, tráfego aéreo, repouso obrigatório da tripulação, conexões atrasadas, condições climáticas e muitos outros. Por isso também entenda o lado da empresa e os profissionais, mas não se esqueça dos seus direitos. Com bom-senso, tudo pode ser acertado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo