FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Intercâmbio: passo a passo para estudar fora do Brasil

Intercâmbio voo
Foto: Gerhard/Pixabay

Estudar fora geralmente abrange um conjunto de processos um tanto quanto trabalhosos, além de envolver diversos sacrifícios pessoais, como ficar longe da família e conviver com pessoas diferentes das que você está acostumado.

No entanto, por meio de um intercâmbio, é possível experimentar situações novas, conhecer culturas diferentes, encontrar amigos para a vida, conhecer novos idiomas, aprender assuntos que ainda não estão disponíveis no seu país, melhorar o currículo, entre muitas outras possibilidades.

Veja os passos para conseguir seu intercâmbio

Separamos um passo a passo de como tirar o seu tão sonhado intercâmbio do papel.

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
  1. Defina o seu objetivo: Entenda qual intercâmbio você quer, pois existem inúmeras possibilidades. Para citar algumas: ensino médio, graduação, mestrado, curso de idioma, trabalho + estudo, etc.
  2. Defina qual país você gostaria de morar: Esse é um ponto essencial, uma vez que o país que você vai morar influenciará em todos os aspectos da sua rotina e consequentemente, do seu bem-estar e da sua felicidade. Isso inclui também idioma e cultura.
  3. Aplique com estratégia e aguarde a sua aprovação: Cada instituição de ensino possui exigências diferentes. Então, pesquise os processos e cumpra os requisitos com estratégia e organização.
  4. Prepare a documentação necessária: A documentação para finalizar a sua matrícula e todo o processo de mudança geralmente é complexa. Dessa forma, pesquise quais são os documentos e requisitos necessários e se organize com essas demandas. Geralmente, é solicitado vistos, provas como GRE (Graduate Record Examination) ou GMAT (Graduate Management Admission Test), cartas de recomendação, cartas de motivação, passaporte, comprovação de diploma, etc.
  5. Aproveite cada segundo dessa experiência!

E financeiramente, como fazer para pagar?

Sabemos que um intercâmbio não é algo barato. No entanto, existem algumas formas de baratear e viabilizar os seus estudos:

  • Bolsas de estudos: Existem inúmeras opções de instituições que disponibilizam bolsas que contemplam o valor total ou parcial do curso, tais como Fundação Estudar, CAPES, DAAD, entre outros.
  • Financiamento: Algumas instituições de ensino oferecem financiamento caso você não consiga arcar com os valores. Além disso, existem algumas opções de crédito que podem ser utilizadas para pagar o seu intercâmbio, pois possuem condições de pagamento acessíveis e juros baixos, como a modalidade de empréstimo com garantia, na qual é colocado um imóvel como garantia da operação. Tornando-a assim, mais segura perante a instituição financeira, o que possibilita e justifica essas condições mais vantajosas.
  • Estudo + trabalho: Outra opção muito interessante é trabalhar durante o seu tempo livre no país que você reside. No entanto, certifique-se que o seu visto e o país escolhido permitem isso.

Conclusão

Veja algumas dicas extras para tornar o seu processo de aplicação mais assertivo.

  • Pesquise todas as possibilidades antes de definir a modalidade de intercâmbio.
  • Verifique os sites dos consulados e embaixadas de países estrangeiros para conseguir dicas e informações que talvez você não encontraria em outros lugares.
  • Pense fora da Caixa! Não escolha o curso ou país mais óbvio de primeira e pesquise opções que talvez não estariam no seu radar de início.

Bônus: A CashMe, é uma fintech que pode te ajudar nesse processo. Ela é pioneira no mercado de crédito com garantia e consegue oferecer as melhores condições para você realizar o seu tão sonhado intercâmbio.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo