FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Relacionamentos tóxicos

Jéssica Horácio de Souza

CRP 12/14394 – Psicóloga e psicoterapeuta Corporal

Se tornou comum a presença da palavra “tóxico” na área da psicologia. Tóxico se refere à tudo aquilo que prejudica, que causa danos, que é disfuncional. Este termo aparece principalmente para designar as relações que adoecem algum dos indivíduos envolvidos nela. Podemos compreender como relações tóxicas aquelas que sinalizam qualquer forma de abuso: seja ele de poder, psicológico, financeiro, sexual… Uma relação abusiva é aquela em que existe a presença de uma figura que utiliza de jogos psicológicos para conseguir o que quer, e uma outra que por não ter condições, sejam elas física, psíquica, cognitiva…, não consegue se defender ou romper com a relação.

É comum porém, que algumas vítimas tenham dificuldade de identificar que estão vivendo em uma relação abusiva/tóxica, isso porque alguns comportamentos que aparecem com frequencia nessas relações dificultam esta percepção. Geralmente, no início do relacionamento o parceiro perverso age cordialmente: costuma ser atencioso, cuidadoso, faz grandes demonstrações de amor envolvendo surpresas intensas e inusitadas, se torna presente constantemente e acaba se tornando a prioridade na vida do outro e denominando este comportamento como um dos sinais de que se está amando.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Contudo, em seguida ou concomitantemente desta série de comportamentos considerados pela a vítima como positivos, o parceiro perverso também tem atitudes que prejudicam a pessoa com quem se relaciona. As traições constantes por exemplo, podem ser usadas como forma de punir a vítima, pode começar a surgir uma pessoa extremamente ciumenta que impede o contato da vítima com outras pessoas, comportamentos persecutórios são frequentes também nessas relações além de uma necessidade de investigar o que a vítima está pensando e sentindo quando não está demonstrando o seu “amor” único e exclusivamente para o parceiro considerado perverso, estratégias de manipulação, negligência, chantagem emocional e exploração são traços importantes deste formato de relacionamento.

A característica principal destas relações é o ciclo abusivo: ora a relação está ótima (demonstrações de afeto), ora está destrutiva (comportamentos abusivos), e somado à isso existe a paixão da vítima pelo parceiro perverso, que é o fator principal que dificulta a percepção da vítima sobre a toxidade da relação, e mesmo quando percebe, tem dificuldades de dizer: “Chega!” e romper com o relacionamento.

Isso ocorre porque a paixão corresponde a uma fuga da realidade, logo, fica difícil perceber o que é real (possui embasamento, é concreto) e o que é uma idealização (fruto das próprias fantasias e carências). Então, além disso existe um outro fator importante que também contribui para a vivência de relações tóxicas, este fator corresponde à auto estima de quem se submeteu à relação. Devido ás vezes, a crenças e sentimentos negativos sobre si, a pessoa passa a aceitar qualquer forma de “amar” do outro. Assim não se valoriza e aceita o pouco que o outro lhe oferece, ou, desconsidera todas as falhas dele e valoriza apenas o que pensa que lhe favorece.

As relações abusivas são definitivamente prejudiciais, causam grandes danos a nível emocional, comportamental, físico, mental. Portanto, para se evitar entrar em relações com este formato, é essencial desenvolver o autoconhecimento para a partir dele poder identificar:

  • QUEM EU SOU,
  • O QUE EU QUERO,
  • O QUE EU PRECISO.

E a partir disso desenvolver uma auto estima positiva, que possibilite a busca para satisfazer as próprias necessidades, preferências e desejos.

Portanto, perceba que tipo de amor você está aceitando receber e se ele é condizente com o amor que você sente por si mesmo.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo