FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cia da Saúde

Quinoa: um super alimento!

cia da saude cabecalho

Nutricionista Vanessa Córneo Viola – CRN10 4561

A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, pois possui todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Ela é fonte de inúmeros nutrientes como cálcio, ferro, ácidos graxos ômega 3 e 6 e vitaminas do complexo B.

Ela ajuda no fortalecimento muscular, pois é rica em proteína, principalmente para quem pratica atividades físicas. Previne de doenças cardiovasculares, reduzindo as taxas altas de colesterol, fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose e hipertensão.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Quinoa

E ela ainda é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e produção de hormônios. Suas fibras dão a sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento. Também é rica em zinco, que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Contudo, ela pode ser consumida também por quem é celíaco, já que não contém glúten.

Quando consumida em grãos, seu cozimento é o mesmo do arroz, só deixe ela de molho por 40 min. para tirar os fatores anti-nutricionais, substâncias que diminuem a absorção de alguns nutrientes.

E você também pode consumir os flocos em saldas, tortas, iogurtes, vitaminas…

E a receitinha com esse super alimento é um hambúrguer!

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de quinoa cozida (igual o cozimento de arroz);
  • ½ cenora ralada;
  • 1 abobrinha verde ralada com a casca;
  • ½ xícara (chá) de brócolis;
  • 2 colheres (sopa) de gergelim;
  • 1 cebola picada;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 tomate.

Modo de preparo:

Corte a cebola em rodelas finas, coloque em uma frigideira com um pouco de óleo e deixe dourar, na sequência coloque todos os legumes. Mexa constantemente com o fogo baixo, para deixá-los al dente. Coloque a quinoa, acrescente o amido (em um pouco de água) mexendo sempre até criar liga, adicione também o gergilim. Espere esfriar e faça hambúrgueres e asse ou grelhe.

Quinoa hambúrguer


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo