FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O que está acontecendo com a humanidade?

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394 – Psicoterapeuta Corporal

Não estamos entendendo o que está acontecendo no mundo com as pessoas, mas, será que estamos investindo tempo e esforço em entender o que está acontecendo conosco, individualmente?

A crueldade ultrapassa qualquer forma de entendimento humano, ás vezes temos a sensação que algumas ações de tão inconcebíveis chegam a ser desumanas. A verdade é que tais ações cabem somente ao ser humano, somente ele, o único animal com capacidade intelectual e simbólica é capaz de ferir o outro para a satisfação dos seus próprios desejos, ou seja, é humano embora se torne difícil reconhecer. Estes comportamentos cruéis a que temos lidado constantemente na nossa sociedade correspondem psicologicamente a questões neuróticas, e ás vezes, psicóticas, contudo, constituindo alternativas de autosatisfação extremamente egóicas e narcisistas.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Quando o indivíduo deixa de desenvolver alguma capacidade, passa a ficar refém da falta de conhecimento sobre determinada capacidade, tendo que lidar direta ou indiretamente com as consequências disso.

A priori, não é diferente com a questão emocional, quando não há desenvolvimento emocional, ou seja, quando o indivíduo não investe em si a ponto de compreender suas dificuldades e sofrimentos, ele automaticamente reforça a precariedade que tem para lidar com aquilo que lhe provoca tamanha tristeza, raiva, ódio, medo, frustração. Deste modo é que ele acaba se tornando refém de suas dores, e incluindo outros seres nisso. É a partir disso que tem se buscado alternativas radicais para a satisfação dos próprios desejos, afinal, se não estamos querendo voltar o olhar para nós mesmos, quem dirá teremos intenção de voltar o mesmo para o outro. A falta de empatia tem contribuído para frases como: “Haja o que houver!”, “Doa a quem doer”.

Freud nos diz que somos seres insatisfeitos, que ao satisfazermos um desejo encontramos uma nova insatisfação para por fim saciá-la. A grande questão é a ausência de limites para a conquista daquilo que se quer que tem ultrapassado a civilidade, e é neste limiar entre o querer e o poder que se encontram as maiores atrocidades que um ser humano é capaz de fazer para alimentar as suas próprias neuroses.

Há mais de um século surgiu a ciência da psicologia, uma ciência que busca compreender o comportamento humano e os processos mentais que envolvem atenção, cognição, emoção… Na época, permeada de julgamentos morais, a psicologia tentava se estabelecer no mundo como um método de compreensão dos sentimentos e comportamentos humanos, e com isso, elaborar os problemas psiquícos decorrentes de conflitos emocionais.
Este objetivo é a essência desta ciência, contudo, ainda mais de um século após o seu surgimento, percebe-se que existem ideias errôneas e preconceituosas a respeito desta profissão que se aplica a área da saúde.

É por negligenciar as próprias emoções, ações e pensamentos que o indivíduo não reconhece a importância do autocuidado através do investimento na sua saúde mental, deste modo, desconhecendo as ciências que se ocupam em cuidar desta área.

Toda dor emocional que não é elaborada e ressignificada se torna um perigoso gatilho para a manifestação de comportamentos disfuncionais, corroborando para medidas extremas. Contudo, quando as dores emocionais são tratadas dentro de um viés clínico, podem ser compreendidas a ponto de se transformarem em pensamentos e comportamentos saudáveis.

Por isso, não somente se questione sobre o que está acontecendo com a humanidade, mas sobretudo, se pergunte sobre o que está acontecendo com você. O autoconhecimento é o manual psíquico que cada indivíduo carrega a respeito de si, então se aproprie do seu, é o seu direito.

É importante salientar que, independente de cada abordagem teórica que busque compreender o comportamento humano, não cabe a área da psicologia julgar de nenhum modo as ações humanas, cabe aos psicólogos e psicólogas, quando imbuídos de suas profissões, realizarem as contribuições que lhes cabem enquanto profissionais para os devidos fins.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo