FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Qual é o motivo da sua exigência?

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394 – Psicoterapeuta Corporal e Tanatóloga

Você quer descansar mas não consegue. Não consegue porque acredita que não deve fazer isto. Não se autoriza relaxar e sentir o gosto de um almoço que ultrapassa vinte minutos por exemplo. Não se deixa ouvir a sua música favorita sem interrompê-la para ir pra um compromisso mesmo que essa música tenha apenas três minutos. Não se dá o direito de caminhar devagar e usufruir da paisagem, aliás você só olha para os seus pés que parecem não sair do lugar.

As suas frases mais comuns são:

Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
  • “Não posso me dar o direito de…”
  • “Se eu não fizer vou me culpar”
  • “Deveria ter produzido mais”
  • “Descansar é coisa de quem não quer nada com a vida”…

E mesmo quando a vida traz trégua e calmaria, você não consegue entender os sinais e ainda assim se cobra por não estar em um movimento acelerado como o daquela vida que você idealiza.

A gente não se exige ao acaso, a gente se exige porque quer atingir algo. Isto não é um problema, na realidade é o que em alguns momentos nos proporciona atingir algumas metas, o problema começa a aparecer quando o desejo de conquistar se torna um padrão mental a ponto de tirar o nosso sono, nossa fome, nossa energia.

Você já perguntou para a sua imaginação sobre o que ela acredita que acontecerá se você descansar, relaxar, dormir?

Talvez ela te diga que tem medo de perder, e aí você poderá dizer à ela que ela já perde todos os dias, e que está tudo bem. Talvez ela diga que teme ser a pior, e aí você poderá lhe dizer que isso não é questão de escolha, é questão de ponto de vista. Talvez ela te diga que tem medo de ser esquecida, e aí você poderá lembrá-la que há formas menos dolorosas de se fazer presente.

A vida pode ser calma, pode ser prazerosa, pode oferecer um café quentinho no meio da tarde, um almoço tranquilo, uma ida ao cinema sem culpa.

Mas para que isso aconteça é necessário amadurecer alguns aspectos que convivem conosco e que às vezes nem nos damos conta:

  • Medo do abandono (oralidade);
  • Autoflagelação (masoquismo);
  • Onipotência (narcisismo/histeria).

Assim poderemos descobrir não só a nível racional, mas emocional, que não é necessário sentir dor para ter prazer, que a vida terá o significado que cada um quiser definir.

Saiba que não existe um roteiro pronto, somos sempre nós que escrevemos como queremos vive-la, então, assim como é possível torná-la cansativa, é possível também torná-la mais acolhedora.

Está tudo bem não precisar fazer tanto esforço. Está tudo bem em não viver somente para ser útil e produtivo conforme você acreditou até agora. Está tudo bem em se permitir ser feliz com mais liberdade e espontaneidade. Está tudo bem em viver devagar, respirando, com um passo de cada vez.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo