FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Programa SC Rural fortalece a agricultura familiar no Sul do Estado

Willians Biehl

Cerca de 30 empreendimentos da agricultura familiar puderam expor seus produtos para mais de 60 mil pessoas na Feira de Produtos Coloniais e Artesanato em Tubarão.

Dez empreendimentos participantes são Programa SC Rural, que também foi colaborador da Feira. Só no Litoral Sul, formado pelas regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá, o SC Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, já apoiou 211 planos de negócio que resultaram em 50 projetos e beneficiaram 2.495 famílias. Os investimentos do Programa na região totalizam R$27.756.553,15.

Este é o 10º anos que a Feira de Produtos Coloniais e Artesanato faz com que os produtos da agricultura familiar estejam mais próximos dos consumidores e, segundo o Gerente da Epagri da regional de Tubarão, Gustavo Claudino, esta é uma prova de que os empreendimentos apoiados pelo SC Rural conseguem ser competitivos no mercado.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Os principais produtos comercializados foram os panificados, embutidos suínos, produtos lácteos, artesanato, doces, bebidas, sucos, entre outros. “O Programa SC Rural é um catalisador, ele reúne e dá possibilidade aos agricultores familiares para discutir, planejar e fazer esses projetos se tornarem realidade”.

Para Gustavo Claudino, o SC Rural cumpre o papel imprescindível de acelerar e consolidar o processo de criação dos empreendimentos. “Hoje o programa caminha paralelo ao desenvolvimento rural da nossa região. As boas iniciativas da agricultura familiar certamente irão se aproximar do SC Rural para buscar incentivos e acelerar seu processo de consolidação. Para nós da região esse programa é imprescindível”.

SC Rural

Em execução há seis anos, o Programa conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense.

Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o SC Rural abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária e outras, que induzem a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.

Francine Ferreira – Romeu Scirea Filho
Foto: Willians Biehl


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo