FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Pra que tanto barulho?

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Psicoterapeuta corporal e tanatóloga

Você realmente tem afinado os seus ouvidos para a escuta ou somente tem exercitado a sua capacidade de falar? Em um mundo acelerado e cercado de carências emocionais, quem consegue desenvolver empatia e a escuta certamente constrói uma relação harmônica tanto consigo quanto com os outros. É que às vezes nós não queremos ouvir o que a pessoa tem para nos dizer, não nos importamos com as vivências alheias, não queremos aprender, mas sim ensinar,  queremos nos preparar para dizer algo, para sermos ouvidos, para mostrar que a nossa experiência foi melhor. 

Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Há grupos em que todos gritam mas ninguém ouve um ao outro. Há famílias que acreditam que dialogam mas na realidade elas falam e somente escutam as suas próprias vozes, construindo o famoso monólogo. Alguns ambientes de trabalho também seguem esse sistema do “eu”, onde o outro não tem espaço, o que é uma pena porque o outro também somos nós. A dificuldade que temos em compreender o outro é proporcional ao volume do nosso próprio narcisismo, quanto maior for o nosso desejo de sermos vistos e ouvidos, menor a nossa capacidade de ver e de escutar. Quanto maior o grito, maior o vazio que o abriga.

O nosso narciso quando não é educado, acaba orientando a nossa vida e consequentemente vivendo em torno  do próprio “umbigo”. Esse narciso é como uma criança que quer ser vista, amada, aceita, aprovada, autorizada, elogiada, o tempo todo. Se essa criança não aprende a lidar com a ausência desses elementos, permanecerá gritando por aí, construindo monólogos, basicamente se relacionando sozinha.

Então pense comigo, e se antes de buscarmos através do monólogo e do grito a confirmação de que nossa voz importa, que tal nós primeiramente aprendermos a reconhecer o que tem por trás do nosso desejo de sermos ouvidos e ouvidas? É que existe uma voz que vive dentro de nós, ela não requer verbalização, na verdade para ela ser ouvida é necessário fazer silêncio. Confuso? Pode ser para quem está acostumado ou acostumada a gritar por atenção, mas para quem já entendeu que a vida é mais sobre estarmos afinados à nós mesmos, essa tarefa é bastante natural.

É por isso que vou te deixar uma tarefa pra vida: separe um tempo para se escutar e para se conectar com os seus desejos e assim conseguir identificar se o seu narciso está constantemente ansiando por aplausos. Se você sentir dificuldade em entrar em contato consigo, procure esse momento dentro de um consultório psicológico. É lá que nós podemos nos ouvir e dar um sentido para os nossos gritos e pedidos por atenção, é lá também que aprendemos a diminuir o barulho externo e interno e a preencher este vazio que de tão profundo ecoa através da nossa própria voz.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo