FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Nova diretoria da Associação Empresarial de Forquilhinha toma posse

francine ferreira

DA POLÍTICA

Muita picuinha!

Desde o início do ano, tem sido raros os momentos em que pode-se avaliar as sessões da Câmara de Vereadores de Forquilhinha como “tranquilas”. Não que o debate não seja saudável – e extremamente necessário – mas na cidade, os rumos que essas discussões tem tomado são lamentáveis. “Muita picuinha e pouco crescimento”: é assim que, assistindo de fora do plenário, é possível definir as reuniões semanais do Legislativo.

Mais transparência

Vereador Juliano Arns (PDT) protocolou nesta semana, no Legislativo, um projeto de lei que trata do “protocolo digital na tramitação das matérias na Câmara”. Como justificativa, a afirmação de que há necessidade urgente de que a tramitação dos assuntos tratados na Casa seja mais transparente. A ideia é que todas as movimentações sejam disponibilizadas no site da Câmara, “especialmente quanto às datas de leitura, discussão, aprovação ou não do projeto, indicação ou proposição, bem como a data de entrada e saída para apreciação nas comissões e, por fim, acesso ao conteúdo integral dos respectivos pareceres”.

Aprovados

Ainda nesta semana, na Câmara, os vereadores aprovaram, por unanimidade, três projetos de lei do Executivo. O primeiro trata do retorno do Imposto Sobre Serviços (ISS) para o município de serviços como o plano de saúde, por exemplo. O segundo concede isenção de IPTU e taxa de coleta de lixo para os donos de áreas alagadas. E o terceiro dá um alvará excepcional ao imóvel irregular, com prazo de um ano para regularização, em caso de instalação de novos negócios, com objetivo de fomentar a geração de empregos.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

DA COMUNIDADE

Nova ACIF I

Tomou posse nessa semana, para um mandato de dois anos, a nova diretoria da Associação Empresarial de Forquilhinha (ACIF), com renovação de um terço dos nomes. A presidência continua nas mãos do empresário Cláudio Tiscoski, cujo vice agora é o gerente geral da Coopera, Rogério Feller. Fator positivo da nova composição é o aumento do número de mulheres, que de um, passou para quatro membros.

25 08 Diretoria ACIF

Nova ACIF II

Com a nova diretoria se fortalecem, também, novas metas para a associação. Entre elas: aumentar dos atuais 72 sócios para pelo menos 100 associados até dezembro deste ano; conquistar uma sede própria em 2018, com atendimento ao público durante todos os dias da semana; e aumentar a participação da entidade nas comissões e conselhos no setor público municipal.

Empresas interessadas em se associar, sejam de pequeno, médio e grande porte, ou profissionais liberais, podem procurar orientação com qualquer diretor da ACIF, ou com a Secretaria Executiva da instituição, que atualmente utiliza um espaço na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Caso das Câmeras

Notícia boa da semana é a confirmação de que o projeto de instalação de 11 câmeras de videomonitoramento em Forquilhinha, capitaneado pela ACIF, conseguiu o aporte de recursos necessários para ser colocado em completo funcionamento. A Administração Municipal, inclusive, já está agindo para dar início ao processo licitatório de aquisição dos equipamentos. Logo, a iniciativa será realmente vai virar realidade!

Apreensão

Depois do susto inicial provocado pela informação de que a JBS Foods irá encerrar o abate de aves na unidade de Morro Grande a partir de novembro deste ano, fica para os demais municípios que abrigam outras unidades na região – Forquilhinha e Nova Veneza – o sentimento de apreensão. Até o momento a garantia da empresa é que a produção será mantida normalmente nas duas cidades, mas um cuidado extra nunca é demais. Em Forquilhinha, por exemplo, a JBS representa em torno de 26% da arrecadação econômica do município.

Flores!

Já em clima de Heimatfest 2017, são aproximadamente 20 mil mudas de flores sendo preparadas no Horto Florestal “Maria Bernadete da Silva Mota (Berna)” de Forquilhinha, para contribuir com o embelezamento da cidade. Destas, 12 mil mudas estão sendo plantadas em vasos e outras oito mil em canteiros, praças e rótulas. Aos interessados, as flores também estão à venda a preço de custo.

25 08 Cultivo de mudas

Aliado tecnológico

Como forma de agilizar os trabalhos na Cooperativa Pioneira de Eletrificação e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente, com a diminuição do uso de papel, está sendo implantado na cooperativa um novo sistema tecnológico, chamado “CODRT – Real Time”, através da utilização de tablets. A ferramenta consegue controlar todas as informações dos processos da área operacional em tempo real, diretamente do campo. As equipes que trabalham nos processos de suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência já começaram a utilizar a tecnologia.

Campeão

A equipe do Ouro Negro Futebol Clube foi campeã do Regional da Liga Urussanguense de Desportos (LUD). Na final, os forquilhinhenses venceram o time Santos Salvan pelo placar de 5 x 1. Com o título, vem também uma vaga para a disputa da Copa Sul 2018. De acordo com o secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Forquilhinha, Felipe Dordete, foi a primeira vez que um time do município conquistou o Campeonato da LUD e, consequentemente, será a primeira vez que irá participar da Copa Sul.

25 08 Ouro Negro Futebol Clube


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo