FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Negócios informais: Como empreender em meio à crise

bread 725874 1920

Em meio a tantos desafios que a pandemia impôs aos brasileiros, certamente a de maior destaque foi a manutenção da renda familiar.

Com a restrições impostas pela Covid-19, para evitar o contágio da doença, grande parte da população acabou afetada pelo desemprego e queda no orçamento. Mas, como diz o ditado, é no caos que as soluções mais criativas surgem. E foi o que ocorreu.

Nos últimos meses, ainda que grande parte dos empresários esteja lutando para não fechar as portas, aumentou muito o número de brasileiros que decidiu empreender em meio à crise, especialmente através do e-commerce.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

Isso se deve ao fato de que alguns viram nesse momento uma grande oportunidade de se refazer profissionalmente e aumentar o orçamento familiar. Outros, no entanto, encararam o empreendedorismo por falta de um emprego formal e fixo.

Comida caseira

Um dos negócios informais que despontaram durante a pandemia foi a culinária. Devido ao desemprego, e pelo fato de ter que passar mais tempo em casa, para respeitar o isolamento e distanciamento social, muitas pessoas acabaram se descobrindo na cozinha.

Além disso, a demanda por refeições delivery, e com preço acessível, também aumentou. E é aí que está a alma do negócio. Especialistas afirmam que, para empreender em meio a uma crise, é preciso ficar de olho na demanda do mercado.

Não à toa, o número de negócios informais que oferecem comida caseira cresceu nos últimos meses. Tanto que hoje é possível encontrar à venda pães artesanais, refeições completas, incluindo as restritivas e as fitness, além de tortas, bolos, doces e lanches. Tudo feito de forma caseira, e entregue na porta de casa.

E o crescimento desse setor também se reflete nas compras de supermercado e de utensílios de trabalho. Pesquisas já apontam um aumento na venda de formas de bolo, facas e do maçarico culinário, utilizado para gratinar e tostar receitas doces e salgadas.

Atendimento on-line

Outro negócio que se destacou no meio da crise é o de personal trainer. Com as academias fechadas, ou com público reduzido, a demanda por professores que atendem em casa foi a deixa para que os profissionais se reinventassem.

Hoje é possível treinar com o personal on-line. E tamanho foi o sucesso, que esse tipo de serviço deve se manter até mesmo no pós-pandemia.

Isso se deve tanto pela praticidade e comodidade de treinar a qualquer hora, quanto pela mobilidade de poder continuar a prática de atividade física mesmo durante as férias e as viagens.

Grandes talentos

Além da gastronomia e dos exercícios físicos, a crise instaurada pelo novo coronavírus também fez surgir outros negócios informais baseados no talento pessoal.

A saboaria foi um deles. Os sabonetes artesanais caíram no gosto popular por serem fabricados com produtos naturais, sem aditivos químicos e que não agridem a pele.

Outro negócio que despontou na crise foi o de corte e costura. Com a demanda por máscaras, muitas costureiras, profissionais e amadoras, investiram nesse tipo de confecção e continuam lucrando com a aquisição de novos clientes.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo