FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Não ligo mais “na rádia”

vagner fonseca v2

Wagner Fonseca, poeta, professor e blogueiro

“A rádia”, diriam os antigos, e gosto de recordá-los. Há um sentimento sincero quando vejo alguém de mais idade curtindo a AM, me traz a infância, me traz a lembrança de acordar todo dia as cinco e meia da manhã porque minha mãe já estava de pé e meu pai já atendia clientes na oficina que tiveram o azar de furar o pneu da bicicleta a caminho do trabalho. O trabalhador é quem ajuda o trabalhador, pensava.

Hoje não ligo mais “a rádia”, não me interessa a estação. Pouco muda do lamúrio religioso à repetição exaustiva da última moda musical. Perdeu-se o sentido (ou um sentido, ou vários).

Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

Ainda compro cd’s, é claro, quando possível. Adquirir discos de vinil já não posso mais. Aquilo que quase já havia desaparecido e quase estava esquecido, tornou-se objeto de uma suposta elitização cultural. Ainda guardo minha coleção de LP’s e ouço poucas vezes, confesso. Mas os preços exorbitantes dessa onda retrô são estúpidos, diga-se de passagem. O “retrô” parece apenas isso, uma suposta elitização. Pela incapacidade criativa de ir além volta-se ao esquecido como quem rememora apenas o lado bom da vida (ou será mesmo que é a “homenagem” ao passado?). Lembra muito o filme “Violação de privacidade”, com o finado Robin Williams: em seu túmulo brilhará apenas a verdade repetida sempre que alguém acessar a memória editada de seu ente querido, enquanto a mentira jazerá moribunda em algum arquivo digital ou simplesmente será eliminada, como todo lado ruim a esquecer.

Preserva-se o carro velho que o pobre não pôde ter (e não pode ainda hoje, muitas vezes!). Preserva-se o móvel antigo que cupim algum atacará. Retro-cedemos, mas não ascendemos aos cuidados com nossos idosos, também velhos e tão relíquias (necessárias!) quanto a “reliquização” de um determinado passado. A eles o radinho ainda toca na AM, para nós o rebuliço de nomes de duplas que parecem uma competição de torta na cara. Não se trata de ser contra a preservação, muitíssimo pelo contrário! Há toda uma glamourização que precisa ser discutida sim, mas para isso caberia outra discussão e Mario Sérgio Cortella já exemplificou muito bem em seu livro “Viver em paz, morrer em paz” como isso funciona, vale a leitura.

Coloco meu “velho” cd do Van Halen no player e meu filho agita os pés. Como muitos adolescentes em sua idade, me profere um tiro certeiro: “Eu queria ter nascido em outra época, quando havia música boa e ainda havia sentido”.

Faz sentido. No mundo em que vivemos sentido é o que mais faz. Inclusive faz falta também.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo