FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Não esqueça o motivo das suas partidas

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394 – Psicoterapeuta Corporal

“(…) Hoje uma cliente foi soletrar o email dela por telefone e começou: “C de cachorro, R de rato, E de elefante, S de saudade..”. Fiquei surpreso, a tendência era ela ter dito “S de sapo”, já que ela estava usando animais, mas não, saiu um “S de saudade”. Eu quase respondi “eu também.. eu também”.” – Bruno Fontes

A saudade é um sentimento que está relacionado ao que já passou, àquilo que foi vivido e que se encontra na história de cada um, que está no tempo passado. Este sentimento pode ser positivo que é quando nos recordamos de alguma lembrança marcante e conseguimos voltar ao momento presente sem sofrimento, ou pode ser negativo quando se refere aos momentos em que as recordações trazem danos para o presente, às vezes inclusive paralisando a própria vida numa tentativa de retornar à lembrança passada.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Este sentimento nos lembra do que foi bom ao nosso ponto de vista e, tem o intuito de reproduzir os mesmos no aqui e no agora. Contudo, não são todas as saudades que podem ser reproduzidas no presente, nem todos os encontros podem ser reencontrados, revividos, revisitados. Isto porque a saudade lida com um fator muito particular que é o desconhecimento com relação ao futuro. Como ela conhece somente aquilo que for vivido, não tem controle sobre como estará o futuro, portanto não cabe a ela a arte das revivescências.

Por ser um sentimento, ela não cabe no espaço das razões e por isso, quando se vincula a carência, não lembra dos motivos que fizeram com que nós partíssemos daquelas situações prazerosas no passado. O relacionamento era unilateral embora houvesse alguns momentos prazerosos, isto a razão sabe, mas a saudade somada a carência somente recorda dos momentos agradáveis dentro da relação, esquece a parte do sofrimento presente na realidade do passado. O chefe era abusivo embora desse aumentos de salário constantemente, a razão sabe perfeitamente que os abusos foram o motivo da saída do emprego, mas a saudade dos colegas daquela empresa somada a carência de se sentir útil profissionalmente somente lembram dos aumentos na folha de pagamento no fim do mês.

Esquecemos dos danos vividos porque a ânsia por um preenchimento afetivo se sobressai, principalmente quando encontra registros na memória de momentos felizes dentro deste contexto. O amor próprio nesse caso fica escondido no meio da presença da carência e da saudade. É assim que as pessoas retornam aos relacionamentos dos quais elas mesmas saíram por não serem correspondidas, voltam a solicitar o emprego para o chefe que as abusou de alguma forma.

“Dessa vez será diferente!”, “Eu não fui tolerante!”, “Agora vou manter o foco na parte boa e deixar de lado a ruim…”. E assim repetem um ciclo de submissão, auto sabotagem, falta de amor próprio, insatisfação. Enquanto aceitarem continuar recebendo aquilo que as prejudicava no passado, permanecerão insatisfeitas e tentando compensar a própria infelicidade através de alguns pontos positivos que encontram. Em vão.

Ás vezes confundimos a nossa saudade, pensamos: “Que vontade de voltar naquela festa para dançar aquela música de novo!”, quando na realidade saímos da festa sem dançar a música mais uma vez porque já estávamos com muito sono e dores nos pés. O que queremos é somente dançar aquela música, mas sem os eventos que não permitiram que isso ocorresse no passado. E veja bem, dançar sem sono e sem dor pode ser feito tranquilamente no presente.

É necessário confiar nas razões por trás das próprias escolhas para que os sentimentos não confundam as ações do presente. Não há como “matar” todas as saudades até porque esta não é o objetivo deste sentimento, o que ele objetiva é somente relembrar e sentir o gosto do passado. Então, quem escolhe vivenciar a saudade é quem a sente, e se o reencontro for uma forma mas estiver impossibilitado de ser acessado (pela ausência daquilo ou daquele que proporcionou a saudade, por amor próprio…), então, que outras formas mais acessíveis e saudáveis sejam construídas.

Cada partida deixa sua marca, e muitas delas trazem lembranças prazerosas consigo, contudo, relembrar do processo num todo é fundamental para cair na realidade e identificar realmente do que se sente falta. Lembrar das vezes em que se era cuidado pelos pais pode ser prazeroso, mas não é por isso que se quer ficar doente novamente. Buscar o tipo de cuidado que sentiu receber é o objetivo, e para isso não é necessário adoecer. Pense nisso.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo