FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Mineiros da Carbonífera Criciúma protestam bloqueando caminhões de carvão vindos do RS

mineiros da carbonifera criciuma retem caminhoes 1047803

Mobilização ocorre deste o início da manhã desta terça-feira, 24, na SC-445, em Criciúma.

Os mineiros que ainda trabalham ou foram demitidos recentemente na Carbonífera Criciúma estão, desde o início da manhã desta terça-feira, 24, trancando a Rodovia Sebastião Toledo dos Santos (SC-445), próximo ao viaduto do Anel Viário, perto do bairro Vila Zuleima, em Criciúma. O objetivo da ação, liderada pelo Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha, é bloquear a passagem de caminhões trazendo carvão do Rio Grande do Sul para a empresa.

Uma média de 50 caminhões carregados de carvão estão bloqueados na rodovia, que segue em trânsito a meia pista. A Polícia Militar Rodoviária está no local para orientar os motoristas, já que o trânsito é intenso por conta da mobilização.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

De acordo com o presidente do Sindicato, Fernando Nunes, a ação não tem horário para terminar. “Não vamos permitir que a empresa fature com o carvão vindo do Rio Grande do Sul, sem nem ter pagado os mineiros que trabalharam por ela aqui na região”, argumenta.

Os 400 mineiros ainda funcionários da Carbonífera Criciúma estão sem receber há dois meses. “Além disso, os 300 demitidos também não receberam a rescisão contratual, que deveria ter sido paga no dia 20 de outubro, conforme acordo estabelecido com a empresa”, completa o presidente.

São, em média, 700 famílias que estão sem rendimentos. “Na semana passada realizamos uma campanha para arrecadar cestas básicas para que os envolvidos nessa situação possam comer. Mas agora, vamos permanecer protestando até que os nossos salários, que temos que receber por direito, sejam pagos”, argumenta Nunes.

O presidente do Sindicato ainda afirma que mais demissões estão por vir. “Nesta semana, já ouvi que mais cinco mineiros foram demitidos, e também não receberam. Temos a convicção de que outras demissões serão feitas nas próximas semanas”, finaliza.

Os responsáveis pela mineradora alegam apenas que a mina está passando por uma fase de esgotamento técnico da reserva, e que precisa passar por um replanejamento. No entanto, até o momento nenhuma data foi divulgada para o pagamento das indenizações e salários.

Francine Ferreira
Fotos: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha e Thiago Silva

mineiros


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo