FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O medo das exigências te impede de se relacionar?

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Psicoterapeuta Corporal e Tanatóloga

Tenho certeza que você conhece ou já conheceu alguém que apresenta ou apresentava medo de assumir um relacionamento amoroso com alguém. É claro que os motivos são inúmeros e completamente subjetivos, mas existe uma justificativa que geralmente é manifestada por pessoas que tem medo de se relacionar amorosamente: é o apavorante medo das exigências que o parceiro ou a parceira fará dentro da relação.

Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Este medo quando não é compreendido pode sugerir uma falta de comprometimento, irresponsabilidade, superficialidade e falta de entrega. Mas, quando ele é observado de perto proporciona empatia pela dor da perda da individualidade.

Todo ser humano sente medo de perder aquilo que ele mais valoriza, logo, quando alguém assume o medo de perder a sua individualidade, está apresentando o quanto ela é valiosa para si independente dos porquês por trás desta valorização. Mas, é sabido que o sistema familiar é o primeiro contato social que a criança tem e que é este sistema que proporcionará a construção de crenças, valores e normas que norteará a vida desta criança.

É neste sistema que algumas neuroses que acompanharão a vida do indivíduo surgirão: há quem se sentiu invadido ou invadida pelo pai ou pela mãe a ponto de perder a própria individualidade, há quem na infância, tinha a sua própria individualidade ameaçada ao manifestar desejos diferentes daqueles do sistema familiar, há quem sofreu muitos danos para lutar pela conquista do seu próprio espaço… Enfim, se a individualidade corresponde ao espaço individual e subjetivo o qual todo ser humano tem direito, perdê-la implica em entrar num funcionamento incompatível a si, significa em alguns casos ser submisso, dependente, passivo e apático. Significa sofrer.

É por isso que o medo de sofrer muitas exigências dentro de uma relação se torna apavorante, às vezes chega ao ponto de algumas pessoas construírem inconscientemente um bloqueio emocional como uma forma de se proteger deste risco.

Pensar que entrar em um relacionamento é o mesmo que perder a própria identidade é o mesmo que generalizar que todos os seres humanos nos exigirão mais do que podemos oferecer. Se relacionar assim fica bem difícil, ninguém quer a nível consciente desempenhar um papel que causa exaustão e despersonalização.

Mas, a pergunta que fica é: será que todas as pessoas são exigentes assim mesmo? Certamente não, porém, há quem inconscientemente procure se relacionar somente com pessoas que tem regras rígidas e um alto padrão de exigência, sabe por quê? Porque foi assim que elas aprenderam a se sentir amadas, foi através da abdicação das suas próprias vontades e necessidades que elas aprenderam a ver o amor.

A boa notícia é que este medo pode ser compreendido e elaborado, não para ser eliminado,  mas para entender a importância de entrar em relações sabendo se posicionar e defender a própria individualidade. Procure auxílio psicológico.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo