FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

MaxFarma: Sabonetes

No verão as pessoas estão com o corpo mais a mostra e se preocupam mais em hidrata-los, e o sabonete pode interferir nessa hora. Por isso, tão importante quanto escolher um hidratante, é escolher um bom sabonete, que não resseque e nem deixe a pele muito oleosa.

Na hora de escolher o sabonete, é recomendável ler as propriedades do produto, que devem se encaixar com o tipo de pele de cada pessoa. Durante o processo de escolha, é bom lembrar que a epiderme do rosto e do corpo são diferentes e, por isso, demandam sabonetes com funções distintas. A pele do rosto, por exemplo, tem maior quantidade de glândulas sebáceas (que são estruturas produtoras de gordura), por isso, é mais oleosa. Já a do corpo está mais sujeita ao ressecamento.

Por isso, o uso de sabonetes independentes para o corpo e para o rosto é uma ótima dica, pois a pele é muito diferente e requer uma hidratação diferenciada.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider

sabonetee 001

Antibacterianos

No mercado, encontramos também os sabonetes ditos “antibacterianos”. O uso destes produtos só é recomendado em áreas muito úmidas ou abafadas, como por exemplo, axilas e pés. Sendo seu uso vetado para a região vaginal por exemplo, pois pode destruir os lactobacilos de proteção e aumentar o risco de infecções e irritações na vagina. A pele é colonizada por muitos microrganismos, e nem todos são nocivos a nossa saúde.

Esfoliantes

Outro tipo de sabonete que deve ser usado só de vez em quando é o esfoliante, pois remove de maneira mais intensa as impurezas da pele além da camada de gordura, que é parte da barreira de proteção natural. Uma vez quebrada ou removida esta camada, a pele fica mais propensa a irritações, ressecamento e até mesmo infecções.

Espuma não significa qualidade

O que revela a capacidade de limpeza do sabonete é a quantidade de detergentes na fórmula. A espuma se deve apenas à adição de substâncias espumantes, que são acrescidas na fórmula justamente para deixar os sabonetes comercialmente mais interessantes.

Acne

Para quem sofre com acne, a dica é usar sabonetes específicos. Isso por que a pele com este problema apresenta inflamações, mais oleosidade e por vezes é mais sensível. Mas atenção! O sabonete anti acne também deve ser usado moderadamente. A região com espinhas deve ser lavada duas ou três vezes ao dia, no máximo. Produtos que contém ácido salicílico ou glicólico retiram a gordura natural da pele. E, se usados repetidas vezes, podem causar o efeito inverso: na falta de oleosidade as glândulas sebáceas reagem produzindo ainda mais sebo.

Mariana Borsatto D’Agostin – Farmacêutica da Maxfama Drogaria e Farmácia de Manipulação


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo