FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O Livro dos Baltimore

fabricia de pelegrini 2017

O Livro dos Baltimore, do escritor Joël Dicker, foi uma ótima surpresa. Com pouco mais de 400 páginas conseguiu me prender do início ao fim, até saber realmente o que foi o Drama, que mudou radicalmente a vida do protagonista Marcus Goldman. Nesta narrativa, o autor foi entregando aos poucos os fatos e os segredos e conforme a leitura ia fluindo, aumentava a minha certeza de que tinha ainda muito a ser revelado.

No livro, Marcus Goldman está em 2012, é um escritor de sucesso e quando vai iniciar uma nova história se depara com Alexandra, o amor de sua adolescência e juventude que não encontrava há oito anos, quando o Drama aconteceu. Isso fez com que tudo voltasse a sua memória e as velhas dúvidas e perguntas de como se chegou ao Drama também retornaram com força. Seu vizinho Leo o instiga a contar sobre este amor perdido e ainda muito forte, mas até chegar em Alexandra, ele tem que contar sua vida desde a infância, sobre os Goldeman de Montclair (ele e seus pais) e sobre os Goldman de Baltimore (seus tios e primos).

Marcus é filho único e sua família tem uma vida simples de classe média em Montclaire, enquanto que seus tios Saul e Anita e seu primo Hillel são ricos e vivem em Baltimore uma vida totalmente diferente da dele. Marcus desde criança frequenta a casa dos tios, passam férias, feriados e fins de semana juntos, até que vê entrar na vida dos Goldman de Baltimore o garoto Woody e assim formam a Gangue dos Goldman.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape

Woody aos poucos vai conquistando a confiança de Saul e Anita e quando percebe já está morando com eles e levando uma vida como se fosse também seu filho. A amizade entre Hillel e Woody se fortalece a cada dia e um não pode mais viver sem o outro, pois eles se completam. Hillel, antes de conhecer Woody, sofria bullying na escola e este o defendia. Foi assim também que Scott se transformou em um novo elo da Gangue e transformou a vida dos meninos.

Marcus vai contando como viviam os primos e os tios, também falava de seus avós e seus pais, mas é O Livro dos Baltimore e tudo se desencadeia no Drama, por isso eles ganham bem mais espaço na obra, os outros personagens aparecem apenas para fazer a ligação nos acontecimentos. Os personagens são muito bem construídos e se percebe claramente o que sentem, como agem, os motivos das decisões tomadas. O autor consegue fazer com que qualquer um poderia ser qualquer pessoa ao nosso lado.

É difícil fazer a resenha deste livro porque ao mesmo tempo em que há tanto a contar, não se pode dar muitos detalhes para não estragar surpresas. Essa história não é de final feliz nem de final triste, apenas é uma narrativa do que aconteceu com uma família que parecia ter um grande futuro e bem antes disso ela se extinguiu. Amor, ciúme, conquistas, inveja, confiança, dedicação, traições, cuidados, buscas, sonhos e muito mais fazem parte da narrativa que no fim tudo se encaixa. E Marcus Goldman descobre depois de tudo ter voltado à tona e ter feito as perguntas para as pessoas certas.

O Drama é quase possível de adivinhar, mas acontece tanta coisa até lá que é o que menos importa. Hillel é inteligente e este é seu diferencial. Woody é um excelente jogador de futebol americano e se destaca no colégio e faculdade com uma carreira promissora. Os dois eram inseparáveis e seguiriam juntos até o fim. Tio Saul é um advogado de sucesso e tia Anita uma médica que se dedica totalmente à família. Marcus via tudo isso, fazia parte da família e só percebia as coisas boas, não notou quando os acontecimentos começaram a mudar a rota. Ele se culpa, acredita que poderia ter feito algo para evitar o que aconteceu. Será?

Para quem gosta de livros sem se preocupar como vai ser o final, para quem gosta de uma leitura com personagens interessantes e muitas coisas novas que surpreendem ao longo da história, eu recomendo O Livro dos Baltimore. Foi uma excelente leitura.

olivrodosbaltimore

O Livro dos Baltimore, de Joël Dicker – 416 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo