FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Liliane Fernandes: Como se preparar para ingressar no mercado de trabalho?

Liliane Fernandes

A partir de hoje iniciarei uma serie de dicas para que todos possam ingressar no mercado de trabalho de forma mais assertiva.

Nos dias atuais o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas privadas ou de recrutamento estão extremamente exigentes com os candidatos que buscam uma oportunidade profissional.

De nada adianta uma carreira profissional consistente, uma formação acadêmica extraordinária ou até mesmo  vários idiomas se não souber transpor de forma eficaz todas essas informações para o “curriculum vitae”.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Por isso o primeiro passo é falar sobre o currículo ideal, é através dele que o candidato pode ir mais além ou se tornar apenas mais um em meio ao monte que se acumulam nas companhias.

Seu currículo é sua apresentação pessoal por isso o faça bem feito porque você pode não ter uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

Tudo se inicia quando se envia um currículo para as empresas ou se cadastra em seus sites institucionais, porém sinceramente o que mais funciona é a forma online, esqueça o que falam de que entregar um currículo pessoalmente demonstra maior interesse, até porque a maioria das empresas possuem sistemas próprios que de forma automática agilizam toda triagem de candidatos.

Para conseguir chegar à próxima etapa seguem abaixo dicas de como montar um currículo ideal.

GERAL

Muitas pessoas escrevem a palavra CURRICULUM VITAE no cabeçalho, porém no novo formato essa informação é trocada pelo nome do candidato de forma destacada.

DADOS PESSOAIS

Deve constar a nacionalidade, idade (não data de nascimento), endereço, telefone e e-mail.

Só coloque e-mail se realmente abri-lo com frequência e cuide com aqueles que podem falar mais do que o necessário como, por exemplo, gatinha.bel@gmail.com ou okara@bol.com.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Sempre inicie com a formação mais importante que possui e na sequencia a data mais recente.

Exemplo:

  • Graduação em Administração – Concluída em 2013
  • Técnico em Contabilidade – Concluído em 2016

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

As únicas informações relevantes nesse campo são: nome da empresa, o titulo do cargo, tempo de permanência e por fim as atividades desenvolvidas.

Lembre-se que um auxiliar administrativo não necessariamente vai desenvolver as mesmas tarefas em empresas diferentes, por isso a importância desse quesito para entendimento da empresa que está contratando.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Esse é o espaço é a oportunidade de colocar habilidades e conhecimentos estratégicos para a vaga que busca, mesmo que não possua certificado. Como exemplo, domínio em outro idioma, conhecimento em Excel entre outros.

IMPORTANTE

Português: é fundamental para um bom currículo, o mínimo que se espera de um candidato é que o mesmo leia várias vezes antes de enviar.

Foto: somente se solicitado, e caso seja necessário cuide para não usar foto com acompanhantes, balada, roupas inadequadas, entre outras.

Formato: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho no máximo 12, o currículo deve ser objetivo e limpo, chamando atenção pelo conteúdo e não pelo formato.

Tamanho: ainda que o profissional tenha muita experiência, o ideal é inserir somente as mais recentes e que possam contribuir com o seu objetivo.

E o mais importante seja objetivo e nunca minta, pois existem muitas ferramentas que podem desmascarar de forma fácil cada tentativa de ludibriar um profissional da área de RH.

Segue abaixo um currículo fictício como exemplo.

curriculo

Tenha certeza que as dicas irão lhe auxiliar na busca pela recolocação profissional, e fique atento à próxima coluna, que falaremos em COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO.

projeto


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo