saúde

Laranja: 10 incríveis benefícios para saúde e beleza

Quando você era criança, é bem provável que os seus pais lhe incentivassem a comer frutas. Afinal de contas, faz bem para a saúde e é capaz de regular o organismo. Mas, ainda que seja algo muito positivo para o corpo, a verdade é que nem sempre a gente gosta de todas as frutas.

Há aquelas que a gente não gosta muito do sabor, seja pelo fato de ser muito cítrica ou azeda, por exemplo. Contudo, o consenso (quase) geral é que a laranja é uma das frutas mais saborosas que existem.

Mas você sabia que, além de ser muito saborosa, ela também é muito benéfica para a nossa saúde? Inclusive, de acordo com alguns especialista em câncer de pele, a laranja é um dos alimentos capazes de evitar o câncer, sabia?!

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Posto Bravo
Maderonchi

E isso só acontece porque essa é uma fruta rica em vitaminas A, B e C. Ademais, ela ainda possui alguns minerais essenciais para o organismo, como o fósforo, potássio, cálcio, magnésio, colina e diversos outros nutrientes.

E, como se tudo isso ainda não bastasse, a laranja tem mais de 170 fitoquímicos e mais de 60 flavonóides. Além de tudo isso, é uma fruta com fortes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, ela só faz bem para o nosso corpo.

Por conta de todos esses bens, combate doenças, evita o envelhecimento e ainda contribui para a nutrição do organismo. Então, se você quer saber com mais detalhes quais são os benefícios dessa fruta, é só continuar nesse artigo.

Quais são os benefícios da laranja?

Como você pôde notar, a laranja é uma fruta muito rica em diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso, mantê-la na nossa dieta é algo que irá trazer uma série de benefícios para todo o nosso corpo, em especial devido a sua alta concentração de vitamina C.

Então, se você quer saber com mais detalhes alguns dos benefícios que a laranja é capaz oferecer ao corpo humano, é só conferir os tópicos seguintes.

Aumenta a imunidade

Devido ao fato de ser uma fruta cítrica, as laranjas possuem uma alta concentração de vitamina C. Tanto que, assim que se fala dessa vitamina, é normal que a grande parte das pessoas logo associem a laranja. Por isso, seja tomar o suco ou comer a fruta é algo que faz muito bem à saúde.

E isso acontece porque a vitamina C promove a produção de glóbulos brancos que lutam contra vírus, bactérias e outros invasores estrangeiros. Ou seja, trata-se de uma vitamina que é essencial para fortalecer o sistema imunológico.

Ademais, devido ao fato de possuir polifenóis, a laranja protege contra infecções virais. E isso se dá por conta do fato de estimular vitamina A, ácido fólico e cobre. Ou seja, todos os nutrientes que desempenham um papel crucial para estimular a imunidade.

Protege contra artrite reumatóide

De acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica, beber um copo de suco de laranja espremido na hora, todos os dias, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver artrite reumatóide.

Inclusive, se você acabou de passar por uma cirurgia de joelho, por exemplo, a laranja pode ser uma grande aliada para lhe ajudar na sua recuperação. Afinal de contas, trata-se de uma fruta que contém fonte de oxidante.

Ou seja, ajuda a reduzir o inchaço e até as inflamações das articulações. E isso se torna ainda mais potente devido ao fato de possuir fitonutrientes zeaxantina e a beta-criptoxantina. Os dois são capazes de proteger contra o dano oxidativo, o qual resulta na inflamação, por exemplo.

Reduz o colesterol

Devido ao fato de a laranja possuir pectina, acaba por eliminar o colesterol antes que a corrente sanguínea o absorva. Mas como isso acontece? Devido ao fato de a pectina ser uma fibra solúvel, a qual armazena o colesterol.

Mas não é só isso! A laranja ainda possui hesperidina flavonoide. Por isso, reduz não só o colesterol, como também diminui os níveis de pressão arterial. Além disso, pesquisas mais recentes indicam que a laranja baixa o colesterol ruim e ainda aumenta o colesterol bom.

Coração saudável

O fato de a laranja ser rica em potássio, folato e antioxidantes, também faz com que ela seja ótima para manter o coração saudável. E isso ocorre porque a laranja forma uma proteção nas artérias. Dessa forma, evita os radicais livres, além de prevenir o colesterol.

Fora isso, a laranja impede que algumas plaquetas se colem, o que tende a fortalecer ainda mais os vasos que transportam oxigênio e nutrientes para as células do corpo. O potássio, também presente na laranja, é essencial para manter as contrações musculares.

Rejuvenesce a pele

O fato de a laranja ter alto teor de vitamina C faz com que ela seja uma das melhores opções para quem quer manter a pele sempre jovial, em especial para aqueles que têm a pele clara. E isso acontece, em especial, devido ao fato de ser antioxidante.

Por conta disso, tende a combater os danos à pele que a exposição constante ao sol pode ocasionar. Além disso, é uma ótima forma de evitar os danos devido à poluição. E, como se isso não bastasse, a laranja ainda promove a formação do colágeno.

Ou seja, mantém a pele do rosto elástica, o que reduz as rugas. O melhor de tudo é que você pode fazer uso das cascas da fruta para fazer uma máscara facial, por exemplo. Ao fazer isso, você consegue abrir os poros que estão obstruídos.

Muita gente, a fim de melhorar o aspecto da pele, acaba recorrendo a outros recursos, como os benefícios da acupuntura, por exemplo. E, ainda que de fato possa ajudar, o fato de você adicionar essa fruta na sua rotina, também irá lhe render ótimos benefícios.

Previne pedras nos rins

Ter pedras nos rins é um medo que a grande parte dos brasileiros tem. Mas você sabia que a quantidade de vitamina C, que está presente na laranja, é capaz de evitar esse problema? Então, se você não quer ter pedras nos rins, uma das formas de evitar isso é ao consumir laranja.

Mas por que isso acontece? É bem simples. A laranja aumenta o nível de citrato na urina. Como resultado, neutraliza o ácido e inibe a formação de pedras nos rins.

Previne câncer

Já falamos no início que a laranja é capaz de prevenir o câncer de pele. No entanto, devido aos seus ricos nutrientes, a fruta é capaz de prevenir diversos outros tipos, em especial o de próstata. Por isso, os homens deveriam consumir ainda mais.

O fato da laranja ser eficiente nesse ponto acontece por conta da hesperidina e naringina, as quais tendem a combater os radicais livres. Fora isso, o albuminóide, também presente na fruta, ajuda a combater câncer de mama, pulmão, estômago, cólon, boca e estômago.

Mantém os olhos saudáveis

À medida que o tempo passa, é normal que os nossos olhos deixem de ser tão saudáveis. No entanto, pessoas que consomem bastante laranja, conseguem chegar a idade avançada enxergando muito melhor do que os demais.

Combate o envelhecimento

A laranja é rica em compostos antioxidantes. Por conta disso, é capaz de combater os radicais livres, os quais contribuem para o envelhecimento e doenças degenerativas.

Ajuda a perder peso

Se você acabou de passar por uma cirurgia no ombro, com certeza o seu médico deve ter lhe dado uma série de instruções. Se você está acima do peso, é bem provável que ele tenha indicado a reeducação alimentar, a fim de perder algumas medidas.

E você sabia que a laranja pode ajudar nisso? Afinal, o alto teor de fibra e de vitamina C promove perda de peso. Enquanto a fibra te mantém saciado por mais tempo, a vitamina C é capaz de converter a glicose em energia. Ou seja, ajuda a queimar gordura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo