FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Dezembro Laranja: Saúde alerta para a prevenção ao câncer da pele

Dezembro Laranja

Com a mensagem “Se exponha mas não se queime”, tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância de hábitos simples e cotidianos na prevenção deste tumor. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.

  • A= lesão Assimétrica;
  • B= Bordas irregulares;
  • C= alteração de Cor;
  • D= Diâmetro maior que 6 mm;
  • E= Evolução ou modificação da lesão.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é para as pessoas usarem equipamentos de proteção individual, como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 15. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação, das 10h às 16h.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

Além disso, é necessário que as pessoas se examinem com periodicidade e consultem um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que examine seus familiares, pois muitas vezes as manchas aparecem em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados. Para saber mais sobre a campanha, acesse www.dezembrolaranja.com.br.

Francine Ferreira – Suelen Costa


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo