FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Jucemar Borges é o novo secretário de Infraestrutura de Forquilhinha

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Na infraestrutura

O Partido Progressista finalmente bateu o martelo a respeito do novo nome para ocupar o cargo de secretário de Infraestrutura de Forquilhinha. Com a saída de Ivoney Córneo, a pasta passa a ser comandada a partir da próxima semana pelo também vereador eleito, Jucemar Borges (PP). O parlamentar já se despediu do Legislativo e, na próxima segunda-feira, quem passa a ocupar a cadeira vaga na Câmara é o suplente Juares de Oliveira, também progressista.

30 03 Jucemar Borges

Foto: Eliane Gonçalves

O desafio I

Com a readequação do projeto para pavimentação da Rodovia Jacob Westrup devidamente apresentada, o tão esperado custo necessário para efetuar a obra foi finalmente divulgado. O valor orçado pela empresa MarkGeo é de aproximadamente R$ 21 milhões, mas se os municípios contribuírem com doação de aterro, cascalho e demais materiais, poderá ser reduzido a um montante de quase R$ 10,9 milhões. Isso para que sejam pavimentados os quase oito quilômetros restantes da via.

O desafio II

Com o projeto em mãos, as lideranças municipais – principalmente de Forquilhinha e Maracajá – passam a batalhar pela viabilização da tão aguardada pavimentação. A expectativa é reduzir o valor um pouco mais, para ter fatos concretos para argumentar com o Governo do Estado. No entanto, quanto mais o tempo passa e o período eleitoral se aproxima, mais a sensação de “impossível para 2018” se fortalece nos comentários pela cidade. Fato é que, diante de todos os pleitos existentes por Santa Catarina, os políticos da região precisarão de muita articulação – e mais do que bons argumentos – para fazer essa obra sair do papel ainda neste ano.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Parlamento Jovem

Começa a ser implantado a partir da próxima semana o projeto Parlamento Jovem, inserido dentro do Programa Cidadania, da Câmara de Vereadores de Forquilhinha. A ideia, idealizada pelo presidente da Casa, Maciel Da Soler, é contribuir com a formação de adolescentes e jovens mais conscientes no que diz respeito à política e à participação em sociedade.

Nesse ano, o Parlamento Jovem contará com estudantes da APAE, de quatro escolas estaduais e de um colégio particular de Forquilhinha. Dentre os alunos, depois de um processo eleitoral realizado dentro das unidades educacionais, nove crianças do Ensino Fundamental II e outros nove jovens do Ensino Médio receberão treinamento, capacitação e suporte para o cargo que irão exercer. Posteriormente, as sessões acontecerão de forma mensal e, nesses momentos, os parlamentares jovens poderão apresentar os pleitos de suas respectivas comunidades.

30 03 Programa Cidadania

Foto: Eliane Gonçalves

Laranja

Forquilhinha possui, a partir de agora, um mês totalmente voltado à promoção de ações de conscientização e prevenção às deficiências. Trata-se do “Agosto Laranja”, cuja instituição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município nessa semana. O projeto de lei é de autoria do vereador Jucemar Borges e insere o mês no calendário oficial de eventos da cidade. Com objetivo maior de levar mais conscientização à todas as pessoas, durante a campanha serão abordados todos os tipos de deficiências, sejam físicas, intelectuais, auditivas, visuais, múltiplas e síndromes de caráter transitório ou permanente.

Articulação

Com a aproximação do período eleitoral de 2018, o deputado estadual Rodrigo Minotto, de Forquilhinha, vem mostrando cada vez mais sua habilidade de articulação política. Nessa semana, conduziu o PDT para a formalização da aliança com o colega parlamentar Gelson Merísio (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Estado. A forte atuação de Minotto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, inclusive, tem contribuído para sua imagem também como pré-candidato, que deve buscar a reeleição a deputado estadual em outubro, novamente como representante do município na Alesc.

30 03 Rodrigo Minotto

DA COMUNIDADE

Ainda… Sem Samu

Nessa semana, onze municípios de Santa Catarina receberam do Ministério da Saúde ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, do Sul catarinense, apenas Meleiro foi contemplado. Para Forquilhinha, que já está há semanas com o serviço comprometido, ainda nada.

De acordo com o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, o argumento utilizado para critério de escolha é a necessidade de troca dos veículos mais antigos em um primeiro momento. Pela nova promessa, a expectativa é que um novo convênio seja assinado com o Governo Federal até o dia 15 de abril – em que a cidade já estaria inclusa – possibilitando então o envio dessa nova ambulância ao município.

E os animais soltos…

Novos encaminhamentos foram definidos na segunda reunião realizada pelo grupo formado em Forquilhinha, para tentar minimizar os problemas que vem sendo ocasionados pelos animais soltos nas ruas do município. As ideias iniciais giram em torno de viabilizar alguma espécie de convênio entre Administração Municipal e ONG de Proteção Animal Amigo Fiel, para que recursos sejam disponibilizados para castrações e demais trabalhos da entidade.

Além disso, também será avaliada a possibilidade de se sugerir que parte dos recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores ao Executivo também sejam destinados à causa, visando a solução do problema já à longo prazo. Uma nova reunião com a Administração Municipal foi agendada para a quinta-feira da próxima semana.

Lá vem o coelhinho

Promete ser intensificado nesse fim de semana o maravilhoso clima de Páscoa que se tem percebido em Forquilhinha com a existência das diversas “Osterbaums” pela Avenida 25 de Julho e Praça do Imigrantes Alemães. Inclusive, a manhã deste sábado será de atividades intensas na Rua Coberta, com a chegada do coelhinho a partir das 10h. Na sequência, as famílias são convidadas a participar das atividades de pintura facial, oficina de pintura em casquinhas de ovos e distribuição de doces para as crianças, bem como a prestigiar uma bela apresentação do Coral Encantos do Futuro.

30 03 Osterbaum

Foto: Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo