FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Jonatan Lima e a inversão de valores do futebol brasileiro

eduardo madeira

Desde que chegou ao Criciúma, o volante Jonatan Lima deu poucas brechas para ser elogiado. Entre titularidade e reserva, nunca mostrou futebol condizente com as ambições do Tigre, tampouco suficiente para convencer o exigente torcedor criciumense de que pode ser peça capaz de elevar o patamar da equipe. Só que esta coluna tem o objetivo de defende-lo de um episódio em especial.

No sábado, 23, na importante vitória sobre o CRB por 2 a 1, em Maceió (AL), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, Jonatan recebeu um cartão amarelo sem sequer ter entrado em campo.

A razão disso teria sido uma reclamação? Ou uma discussão fora das quatro linhas? Nada disso! A súmula assinada pelo árbitro capixaba Dyorgines José Padovani de Andrade aponta o seguinte: “Entrar no campo de jogo sem autorização do árbitro, para comemorar o gol de sua equipe”.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Você não leu errado. Ele foi advertido por festejar o gol de Silvinho, que deu a vitória ao Tigre. É a comprovação mais clara da inversão de valores do futebol brasileiro. Cada vez mais encontramos árbitros coniventes com entradas ríspidas e reclamações acintosas de jogadores, mas que punem quem simplesmente comemora um gol, não atrapalhando em nada o andamento de uma partida.

Óbvio que a culpa não é do Dyorgines. Se ele deu cartão para o pobre coitado do Jonatan, é porque há uma orientação. Em maio, a Confederação Brasileira de Futebol soltou uma nota em que diz: “Jogadores substitutos, substituídos e membros da comissão técnica podem comemorar o gol, porém as comemorações não podem ser excessivas e os mesmos não estão autorizados entrar no campo de jogo”.

Nada pode ser mais absurdo e autoritário que isso – aliás, a Comissão de Arbitragem da CBF é comandada por um coronel [Marinho]. Desde que não desrespeite ou ofenda os adversários, vibrar de forma entusiasmada e celebrar com o autor do gol é legítimo e faz parte da festa do futebol. É uma incrível inversão de valores que mostra o buraco em que o esporte bretão está enfiado em nosso país. Bater, pode. Reclamar, pode também. Comemorar, não e esteja amarelado.

O xis da questão é: no que isso atrapalha a partida? É o grande momento do jogo, onde os jogadores lutam 90 minutos para conseguir e que motiva milhares de pessoas a sair de casa para acompanhar as partidas. Como querem algo contido?

O prejuízo agora vai para a conta do Criciúma, já que lá na frente, essa advertência pode fazer diferença e Jonatan Lima ser suspenso por acúmulo de cartões – e quem diz que o torcedor vai lembrar que um desses cartões veio de uma comemoração de gol? Vai sobrar para a cabeça do jogador, que será cobrado pela suspensão. E tudo isso por causa de uma medida autoritária e descabida, que vem de cima para baixo, e força um árbitro a amarelar um atleta por simplesmente comemorar um gol.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo