FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Ana Lucia Westrup

A impenhorabilidade do bem de família e suas exceções

Ana Lucia Westrup

A Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família. De acordo com a legislação caracteriza-se bem de família o imóvel residencial reservado à habitação.

Conforme definição do Dicionário Online de Português, família é o grupo de pessoas que compartilham a mesma casa, especialmente os pais, filhos, irmãos etc. O direito brasileiro admite várias configurações de família, como as monoparentais (um dos pais e os filhos), homoafetivas (duas pessoas do mesmo sexo) e unipessoais (pessoas que vivem sozinhas).

O direito à moradia é um direito constitucional assegurado a todos. Desta forma, o bem de família pode ser considerado como o “direito ao mínimo existencial”, o mínimo que uma pessoa ou grupo de pessoas necessita para assegurar sua dignidade como ser humano.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol

Portanto, a lei garante que o direito à moradia se sobressaia frente à cobrança de uma dívida, assim, a legislação dá preferência à dignidade do indivíduo enquanto ser humano em detrimento do dever de adimplir um débito.

A proteção legislativa abrange a impenhorabilidade do imóvel com tudo que há sobre ele, a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, os móveis que guarnecem a casa, desde que estes estejam quitados. A impenhorabilidade não abrange os automóveis/veículos e obras de arte com valor agregado.

A impenhorabilidade recai sobre o imóvel quanto às dívidas cíveis, comerciais, fiscais, previdenciárias ou de outra natureza, contraídas pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam.

No entanto existem algumas exceções em que o imóvel não fica a salvo da penhora, como:

  • Na execução de dívidas contraídas em decorrência do financiamento destinado à construção ou à aquisição do próprio imóvel;
  • Na cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar;
  • Na execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar;
  • Na execução de crédito decorrente de dívida de pensão alimentícia;
  • No caso de o imóvel ter sido adquirido com produto de crime ou na execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens;
  • Na execução de obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.

Quando se tratar de imóvel rural a impenhorabilidade do bem de família se limita à sede de moradia, com os respectivos bens móveis ou à totalidade da área da propriedade quando definida como pequena propriedade rural.

Destaca-se que a impenhorabilidade recai sobre um único imóvel, aquele utilizado pela entidade familiar para moradia permanente.

Portanto, a impenhorabilidade do bem de família busca assegurar a dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil garantidos de forma ampla na Constituição Federal de 1988.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo