FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Fugindo das altas cargas tributárias

Rafael Pires

Olá queridos leitores, espero que estejam bem!

Não é de hoje que o empresário brasileiro tenta fugir dos altos impostos praticados aqui no Brasil. A realidade do é dura, empresas que buscam se manter na formalidade sofrem com as que se arriscam na informalidade.

Para resolver esta situação, o país, através de seus representantes no governo, cria inúmeros mecanismos para combater a sonegação fiscal, como exemplo temos as mais variadas declarações de impostos e contribuições que empresários devem enviar à Receita Federal, Estadual e Municipal, onde declaram seus rendimentos e por consequência seus impostos e contribuições ao governo.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Neste emaranhado de “controles”, o que fica é um descontrole total. Descontrole da inflação, do emprego e renda, da infraestrutura, da saúde da educação, enfim, o sistema ainda não se provou eficaz, exceto para o que estamos vivenciando atualmente no país, neste joguinho político que vivem fazendo e que não traz retorno algum para a população brasileira.

A partir de 1º de julho, até os MEIs (Micro Empreendedores Individuais) que tenham funcionários REGISTRADOS, passarão a ter mais uma obrigação social, a de enviar mensalmente o e-Social. Muitas declarações, muita arrecadação mas pouco retorno, esta é a reclamação da maioria dos empresários e também da população.

Na contramão de tudo isso está nosso vizinho Paraguai. Com a Lei de Incentivo às Indústrias Estrangerias Exportadoras, a Lei Maquila, empresários brasileiros estão se instalando no país para empreender, e o imposto é de apenas 1% do total exportado. Pouco, pouquíssimo, totalmente viável, gera emprego e renda, traz investimentos, enriquece o País.

No Paraguai o salário mínimo equivale a R$ 1.265,00 enquanto que no Brasil estamos em R$ 954,00, além de que os encargos sobre a folha de pagamento são menores no Paraguai, em torno de 60% contra aproximadamente 110% no Brasil. Fica visível a diferença entre empreender no Paraguai e empreender no Brasil. Entra 2013 e 2017, mais de 80 indústrias brasileiras se instalaram no Paraguai, gerando renda e movimentando a economia do país.

Enquanto isso, empresários brasileiros continuam arcando com a carga tributária no País e sem perspectiva de alteração, nem ao menos um retorno melhor dos impostos pagos.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo