FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Frei Marcos Huk: Para vencer os medos

frei marcos huk

A Palavra de Deus, neste final de semana, ajudou-nos a visitar nossas emoções e, nesta visita, observar como nos comportamos em meio às turbulências da vida.

Por mais que a fé seja alvo da critica moderna, ela sobrevive porque é dom de Deus e, por isso, fala a linguagem da alma. Essa não pode ser decretada pela intelectualidade, porque é vivida na existencialidade. É no dia-a-dia que se faz experiência de Deus. É na cotidianidade que se conjuga os verbos que mostram o movimento da alma, ou “…é quando o sofrimento bate à porta” que aprendemos a valorizar a vida – Pe. Fabio de Melo.

No evangelho, encontramos a narrativa de que os discípulos de Jesus, embarcados com Ele, enfrentam uma tempestade. Nesta, Jesus, no fundo da barca, dormia sobre um travesseiro e os discípulos, apavorados. Os discípulos não suportando o medo que lhes paralisavam, gritam a Jesus: como você fica aí deitado e não faz nada, não vê que estamos perecendo? A resposta de Jesus é clara: por que vocês têm medo, não têm fé.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Neste evangelho pode se aproximar a falta de fé com medo e medo com a falta de fé. Nesta aproximação não há o que maquiar, pois de fato quem não tem fé tem medo e quem tem medo manifesta sua falta de fé. Não…, eu tenho fé e tenho também medo. Digo: não, pois fé e medo não se atraem. Talvez, quem tem medo acredita em magias que, por sua vez, chama de milagre. Mas, isso não é fé. Pense, Deus atende necessidades e não vontades.

Como é difícil entender essa diferença. Ainda, Jesus diz: cruzes, sempre as tereis; e, ainda, quem quer ser meu discípulo, pegue sua cruz diária e me siga. Fé é assumir a cruz escutando Deus falar ao coração: calma meu filho, coragem, eu estou contigo.

Na primeira leitura, escutamos Deus falando a Jó que quem acalma as tempestades, que quem fez as estrelas do firmamento, que quem traz a vida do nada, entre outras, é Ele. Conhecendo o livro de Jó, sabemos que ele perdeu tudo, menos sua fé em Deus.

Conversava e discutia com Deus, mas nunca deixou de acreditar nEle. Por fim, Jó foi abençoado. Em outras palavras, para se ver a potência de Deus devemos nos mover na dinâmica da paciência, por isso a paciência de Jó tem muito a nos ensinar. Porém, a paciência é consequência de um homem ou mulher de fé. Seja você Jó, paciente. E, então, veja o poder de Deus na sua vida.

Na segunda leitura, São Paulo fala de novas criaturas por causa de Jesus. Pela fé, superando toda forma de medo, tornamo-nos novas criaturas. Nada nos turbará, nada nos tirará a paciência, nada nos abalará,… porque confiamos em Deus.

Você, pela fé, pode ser uma criatura nova, isto é, pelo dom da perseverança, porque sabe que Deus está consigo, pode ser um homem e uma mulher mais bondoso, mais justo; … pode ser um esposo e uma esposa fiel, amigo, companheiro; … pode ser um pai e uma mãe responsável na educação do filho não deixando-o a mercê de facilidades falaciosas. Você, pela sua fé, em Cristo, pode ser uma nova criatura….

Pela sua fé deixe Deus lhe fazer nova Criatura em Cristo Jesus, seu filho, na força e graça do Espírito Santo. A benção de Deus desça sobre todos. Amém.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo