FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Frei Marcos Huk: A verdadeira felicidade…

frei marcos huk

Olá, querido irmãos e irmãs de fé, neste final de semana a liturgia, na primeira leitura, lembra algo que não é exclusivo dos cristãos, mas é algo que está no coração humano. Deus ao criar o homem, ao ter soprado em suas narinas, depositou-lhe o desejo pela sabedoria. Isto é, a liturgia lembra que a sabedoria precede a tudo aquilo que poderia ser desejado.

A sabedoria diverge da intelectualidade. Sabedoria é saber viver de modo pleno e intelectualidade é o acumulo de determinadas informações, específicas. A sabedoria, por natureza, é ampla; enquanto, a intelectualidade é exclusiva – se determina a partir de determinadas áreas.

Já a segunda leitura, da carta aos Hebreus, lembra que a Palavra de Deus é viva, eficaz e cortante. Lembre, quando alguém lhe diz algo ofensivo você fica triste. Mesmo sendo apenas uma palavra dita, aquele ato lhe deixa alterado. Isso quer dizer palavra viva. Se é assim, então, a pergunta é necessária: se a palavra de Deus é viva, eficaz e cortante, então, qual o sentimento que ela lhe produz quando você ouve a Palavra de Deus, na liturgia eucarística? Sabe-se que neste momento é Deus, através de seus ministros, ordinários e extraordinários, quem lhe fala. Espero, que neste momento, Deus possa lhe dizer coisas maravilhosas.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol

No evangelho, o de São Marcos, o jovem pergunta para Jesus o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Essa pergunta não é somente deste jovem e sim de toda humanidade. Você, nas suas orações, já perguntou para Jesus o que deve fazer para ganhar a vida eterna? Lembre, a resposta que Jesus deu ao jovem será dada a você também.

Isto é, para ganhar a vida em Deus o ser humano deve honrar pai e mãe, não cometer adultério, não mentir, não fofocar, não ser injusto. Em outras palavras, Jesus está pedindo ao jovem que seja verdadeiramente “humano”. O indivíduo quando não vive estes mandamentos divinos se torna “desumanizado”, ou seja, quando não viver os mandamentos divinos o ser humano perde a dignidade de ser “homem e mulher” criados a imagem e semelhança de Deus, recebidos recebida quando foi concebido no seio materno.

Ainda, Jesus olhou com amor aquele jovem e olha você com o mesmo amor; Ele convidou o jovem e a você também, para dar um passo a mais. Este passo consiste na confiança plena em Deus. Em outras palavras, parafraseando a Beata Madre Tereza de Calcutá, Jesus lhe convida para abandonar o desejo de possuir coisas materiais e convida para que você abandone a si mesmo para estar em Deus e somente dele depender.

Em outras palavras, Jesus lhe convida fazer a experiência de que para todas as coisas, só Deus basta. Nisto consiste a leveza de alma, de espirito e de humanidade. O ser humano foi criado para viver junto de Deus. Porém, o apego as coisas, materiais e emocionais, impedem que o indivíduo possa desfrutar desta sua vocação, inerente a sua humanidade.

O apego a coisa (materiais e emocionais) impede que o indivíduo viva feliz. O Jovem, depois da proposta de Jesus para a verdadeira felicidade, saiu triste. E você, diante da mesma proposta, como se sente?

Citamos alguns exemplos que asseguram a verdade ao evangelho: Buda, Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce,  entre outros…

Seja feliz, a partir de Jesus. Ser cristão não é fácil, mas é ser feliz (Papa Paulo VI). Tenha uma santa e ótima semana e que Nossa Senhora de Aparecida interceda por você sempre. Lembre, peça à Mãe que o Filho atende. Peça a verdadeira felicidade. Para terminar, recorde o santo Papa João Paulo II: se Deus quiser lhe tirar algo, deixe. Pois, Deus sabe o que faz para que você possa ser verdadeiramente feliz.

Deus lhe abençoe.

Frei Marcos.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo