FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Frei Marcos Huk: Pensar,como Deus ou como homens

frei marcos huk

Eis a questão, você decide. Penso que esta seja a temática deste final de semana. A liturgia católica viabilizou, em suas assembleias, uma verdade divina que muitas vezes se faz por menos, ou seja, não se dá a devida importância sobre a questão – a maneira de pensar.

Esquece-se de que a maneira de se pensar é a maneira de se comportar. Pensamento é comportamento. Portanto, Deus, preocupado com seus filhos, deseja que a humanidade, para superar seus limites, impostos pelo pecado, procure pensar como Ele. Mas, para isso as pessoas devem transformar sua maneira de pensar ou, em outras palavras, a humanidade deve se tornar divina, por semelhança, em pensamento.

Na primeira leitura, do profeta Isaias, encontra-se uma afirmativa importante que diz: sei que está comigo aquele que me justifica, portanto quem me objetará? A partir desta afirmativa, se vê que o indivíduo de fé recupera um ponto de referência na vida e que, a partir deste ponto de referência forte, ele pode enfrentar barreiras que, até então, eram-lhe intransponíveis.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

A cultura atual, a partir da perspectiva relativista, conquistou espaços importantes para as minorias. Isso é um avanço. Mas, não se pode esquecer que uma perspectiva relativista não pode ser expressão de uma postura dogmática, porque, a partir de então, tudo se torna relativo.

Há certas coisas que não podem serem relativizadas, por exemplo, a questão religiosa. Quando esta não for fundamentalista. Se Deus for relativizado, a vida humana corre perigo. Em todos os sentidos. Se Deus for relativizado, estar-se-á à deriva.

É lógico, o homem não pode ser medida para o próprio homem. Sempre o homem, em sua evolução, precisará de um ponto de vista que seja externo e superior a si mesmo. Sabe-se que, alguém superior ao próprio homem, somente o seu Criador pode ser referência ao homem. Somente Deus pode guiar o homem para uma evolução contínua.

Na segunda leitura, continuamos com São Tiago que afirma: quem diz que tem fé, mas não a pratica é mentiroso. Então, a pergunta é: você tem fé? Se sim, o que você já mudou em sua vida por causa de sua fé (a referência é Jesus). Desta forma você verá se é ou não é mentiroso para si próprio e também mentiroso para os outros.

No Evangelho, de São Marcos, a questão é: afirma-se que Jesus é o Messias e, portanto, o salvador. Mas, com dificuldade, aceita-se que o Messias e Salvador da humanidade revele à própria humanidade seus limites e suas debilidades. Gostar-se-ia que o Salvador do mundo diante do mal o destruísse num piscar de olhos – lançasse raios e trovões sobre todos aqueles que praticam o mal.

Os impulsos cegam o ser humano e este não vê que quem combate a violência com violência também é violento. Nesta perspectiva, o mal é permanente, troca somente de nome e de endereço. Não existe superação do mal. Jesus, no evangelho, mostra que para superar a espiral da violência somente com o início da espiral do bem – o filho do homem deve ser preso, sofrer, morrer e ressuscitar.

São Pedro, nesta passagem da escritura, representa a humanidade que age a partir de seus impulsos. São Pedro deseja que Jesus não se permita as coisas que Ele mesmo se previu, em outras palavras, São Pedro exige que Jesus, enquanto Messias, comporte-se como Deus.

O ensinamento de Jesus consiste na repreensão de São Pedro: se afaste de mim satanás, não pensa como Deus e sim como os homens. Em conclusão, sempre que agimos por nossos impulsos estamos pensando como homens e não como Deus.

Terminando, se a pessoa sabe que Aquele que lhe justifica está ao seu lado, então a pessoa coloca em prática a sua fé procurando superar todo comportamento ditado por impulsos passionais. A conversão consiste em optar entre pensar como Deus ou como homens. Jesus ensina: o mal só se supera com o bem – pensar como Deus.

Deus lhe abençoe e tenha uma boa semana. Que o Espírito de Deus lhe ajude em seus discernimentos e, desta forma, consiga pensar mais como Deus que como homens.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo