FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Frei Marcos Huk: Cerco de Jericó, pela primeira vez em Turvo

frei marcos huk

A 1ª edição do Cerco de Jericó, da Paróquia Nossa Senhora da Oração, de Turvo e Ermo, de 22 a 29 de novembro deste ano, promete reunir fiéis nas celebrações das missas e nas recitações do terço, com adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Cerco será conduzido oficialmente pelo pároco, Pe. Frei Marcos Huk, além da participação dos Pe. Frei Nereu Milanez e Pe. Frei Ezequiel Minato da Paróquia Nossa Senhora da Oração, e de outros padres da Diocese de Criciúma, que estarão colaborando na realização das missas solenes.

O evento religioso irá abordar o tema: “Família, tabernáculo da vida”; e o lema: “Pedi e recebereis (Lc 11,9)”, sendo que a cada dia haverá mensagens diferentes considerando a família e seus valores fundantes e essenciais, hoje esquecidos. Ainda, serão destinados a cada dia bênção da água, óleo, sal, velas, bíblia e crucifixos, de acordo com a programação elaborada pela paróquia e que está sendo divulgada pela comissão organizadora.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Segundo o pároco, Pe. Frei Marcos Huk, o Cerco de Jericó, realizado pela primeira vez em Turvo, será um momento forte para a igreja católica, e promete realmente derrubar as muralhas que ainda existem entre Deus e seu povo. “Serão sete dias e seis de noites de oração e adoração ao Santíssimo. Queremos fortalecer e sustentar a fé em Cristo, e definitivamente derrubar as muralhas pela força da oração. Queremos convidar a nossa comunidade e também as igrejas da nossa Diocese a participar conosco, para que venha se reunir e rezar, agradecer e pedir, pois somente a força de Deus poderá operar as graças necessárias para o nosso dia-a-dia”.

Mas afinal, você sabe como surgiu o Cerco de Jericó?

Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto. De onde veio a inspiração para o “Cerco de Jericó”? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu.

Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade.

No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 5 e 6). Outro fato histórico que fez com o Cerco de Jericó viesse a ser repetido, em contextos diferentes, foi que o Santo Padre João Paulo II devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia.

Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto. ” Foi, então, com redobrado fervor que se organizou o “assalto” de Rosários.

E, no dia 7 de maio, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 2 a 10 de junho. Sabe-se como o povo polonês viveu esses nove dias com o Papa, o “seu” Santo Padre, numa alegria indescritível! (cf. http://www.rccbrasil.org.br/artigo.php?artigo=697, visitado no dia 19/10/2015).

Por isso que o Cerco de Jericó, atualmente, consiste em celebrações de missas e em recitação do rosário, com adoração ao Santíssimo Sacramento (24h por sete dias e seis noites).

Em várias partes do mundo estão sendo realizados agora Cercos de Jericó assim como também na nossa Diocese de Criciúma.

Para aqueles que desejam participar, o que é necessário? Bom, dou três conselhos: 1) Como vimos acima, para aqueles que desejam participar é importante ler na Bíblia o livro de Josué (cap. 1 a 6), fazer o propósito de participar pelo menos de um evento por dia, e, sem dúvida, participar do sétimo dia (queda da muralha). 2) Ter bem claro, em sua vida, qual a muralha a ser derrubada, seja ela espiritual ou física. Isto sem cair em níveis de superstições nem em níveis infantilidades. 3) Buscar a prática da sua confissão e de seus jejuns (abster-se ou de algumas refeições, ou de algumas horas dos celulares, ou de computadores, ou programas televisivos, ou entre outros).

O Cerco de Jericó é reavivamento da fé no poder de Deus – presente no meio de nós na eucaristia e no Santíssimo Sacramento. O povo tem fé, mas esta não está centrada no mais essencial que é a presença viva de Deus na Santa Missa e na adoração ao Santíssimo Sacramento. Meu desejo é que todos nós que vamos participar do Cerco de Jericó, possamos pegar a fé que temos e fundamentá-la em Jesus Eucarístico. E, no final deste grande evento, possamos afirmar: Para Deus nada é impossível (Lc 1,37).

rótula cerco jericó modelo 21


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo