FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Frei Marcos Huk: Autoconhecimento é um dos princípios para se conhecer a Deus

frei marcos huk

Quem não se conhece não consegue conhecer a Deus. Conhece-te a ti mesmo, está é uma máxima bastante antiga. Na filosofia, como na teologia e nas outras ciências, a pessoa, para se mostrar sábia, deve confessar sua ignorância. Sócrates diz: só sei que nada sei; Platão, parte do princípio que nada sabe, pois consiste num processo contínuo de recordação; Aristóteles, afirma a coragem de se deixar admirar pelas coisas que estão a sua frente.

Bonito, confessar a ignorância é o princípio do autoconhecimento.

Nas leituras deste final de semana, encontra-se um convite de Deus para que a pessoa tome posse de suas paixões, conhecendo, assim, suas emoções.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Na primeira leitura, Livro da Sabedoria, encontra-se a indicação de que o ímpio trama ciladas contra o justo, porque este lhe incomoda. A palavra incomodar tem muito a nos ensinar. Ou seja, para um autoconhecimento, deve-se olhar com atenção tudo aquilo que está incomodando.

Em outras palavras, a busca humana consiste na aquisição de situações cômodas, então, aquilo que lhe tira do cômodo necessita cautela. Mas, atenção: o sentimento do incomodo ocorre sempre no interno da pessoa (subjetivo) – sensação da alma. Por isso, não adianta ficar apontando com o dedo para fora de si objetos para sarar uma ferida na alma. Numa situação de incomodação, a pessoa que sofre tem que procurar entender o “porquê” daquela situação e o que está acontecendo que lhe faz sofrer na alma.

São Tiago, na segunda leitura, diz que a invejas e as rivalidades, frutos de paixões desordenadas, nos causam muitos sofrimentos na alma humana. Pois, sabe-se que todos os seres humanos são invejosos e sustentam rivalidades. Estes sentimentos são chamados de mecanismos de defesa do “eu” (identidade) – há outros ainda que não são indicados.

Estes no ser humano são normais e necessários. Porém, São Tiago, adverte que “ser normal” não quer dizer usar destes para justificar desiquilíbrios – paixões desordenadas. Antes, este apóstolo, ensina que se deve (re) conhecer as rivalidades, invejas e outras paixões, por vezes desordenadas, para se aproximar de Deus.

Somente por exte princípio se pode conhecer uma das características de Deus – a misericórdia. Assumindo as paixões e acolhendo-as, a partir de Deus, enquanto misericordioso, pode-se reordená-las. Neste ato de “assumir” existe duas ações: autoconhecimento (o indivíduo se conhece) e conhecimento de Deus (o indivíduo conhece uma das características de Deus – a misericórdia).

Para se obter sucesso no intento de ordenar as paixões, precisa-se dar atenção à palavras de Jesus, no evangelho de São Marcos. Este evangelista diz que os apóstolos, na escola de Jesus, não entenderam a lição do mestre, porque estavam discutindo para saber quem entre eles era o maior.

Jesus, Deus de misericórdia, ensina aos seus discípulos que quem quer ser o primeiro deve ser o último e aquele que serve. Claro, atenção para o início deste escrito: para poder ser o “maior” deve-se ter autoconhecimento e, para que este seja possível, precisa-se de um auto esvaziamento de sua ignorância. Pois, é nos vazios do ser humano e que se pode encher de compreensão de si, do outro, da natureza e de Deus. Em outras palavras, a liturgia deseja que o indivíduo tome posse de si mesmo para que possa por livre e espontânea vontade se aproximar daquele que o ama por primeiro – Deus.

Deus nos abençoe nesta tarefa de autoconhecimento – conhecimento de nossas emoções; que saibamos nos acolher assim como somos e entender que somente acolhendo nossas paixões desordenadas é que poderemos ser mais felizes, ordenando-as. Esta é a bênção de Deus para todos nós nesta semana. Tudo de bom. Deus abençoe sua família. Amém.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo