FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Francine Ferreira: PSB oficializado em Forquilhinha

francine ferreira

Servidores públicos de Forquilhinha em estado de greve

Os servidores públicos de Forquilhinha declararam estado de greve até a próxima sexta-feira, 15, quando uma nova assembleia será realizada, às 18h, para votar efetivamente, pelo início, ou não, da greve. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Forquilhinha, Morgana Borges Hoepers, a administração municipal ainda oferece como aumento apenas a inflação de 7,67%, a incorporação de 5% da regência no salário e o valor de R$1 real a mais, por dia, no vale alimentação.

Se esse valor for o que a prefeitura continuar oferecendo, a partir do fim de semana, os serviços públicos de Forquilhinha estarão paralisados.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

O procurador da prefeitura, Ander Luiz Warmling, afirmou que a administração está oferecendo o máximo que pode atualmente, e que a comissão interna que está cuidando do caso se reunirá ainda esta semana para decidir os próximos passos. “Acredito que a greve seja um posicionamento muito drástico dos servidores, não queremos chegar a este ponto”, finaliza.

Mais alagamentos

E a chuva forte desta semana trouxe inúmeros prejuízos para Forquilhinha. Os bairros castigados foram as já conhecidas zonas de risco, como a Cidade Alta, Santa Líbera, Santa Cruz, Saturno, Vila Franca, Nova York, Ouro Negro, Santa Clara e as comunidades de interior. Os moradores da comunidade linha São José ficaram ilhados, já que o principal acesso à comunidade é paralelo ao Rio Sangão, que transbordou.

O balanço de estragos será feito nos próximos dias, mas como informações preliminares, já se tem conhecimento de que a ponte da Linha São José precisará de reparos, assim como estradas e bocas de lobo de forma geral.

4-Alagamentos em Forquilhinha

1-Alagamentos em Forquilhinha - 2

PSB oficializado

O Partido Socialista Brasileiro de Forquilhinha foi oficializado e aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral na última semana. Na cidade, a executiva já está formada, com os servidores Dinho Rampinelli e Eder Ferreira como presidente e vice, respectivamente.

A partir de agora, o partido começa com o projeto de buscar lideranças nas próprias comunidades, focando nos cidadãos comuns, como líderes de Associação de Moradores dos bairros. A promessa é de que o PSB será o peso para definir a balança nas eleições de 2016, agindo como um divisor de águas.

Novos integrantes

Depois de muitas especulações, se fortalece ainda mais a afirmação de que o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Forquilhinha, Carlos Alberto Arns Filho, o Kau, que está de saída do PSDB, entre de cabeça no PSB. É possível até que leve seu pai junto, o atual presidente da Coopera, Cali Arns.

O secretário de Planejamento de Forquilhinha, Wálter Tiscoski, também já foi convidado a migrar para o partido. “Convidamos para namorar e compramos até o anel, só falta eles aceitarem o convite”, afirma o vice-presidente do PSB Forquilhinha, Eder Ferreira.

Mineiros da Carbonífera Criciúma de volta ao trabalho

Depois de uma assembleia realizada no início desta semana, os mineiros da Carbonífera Criciúma decidiram voltar ao trabalho. Eles receberam seus salários e a garantia que o próximo pagamento será efetuado em dia. Além disso, os dias parados não serão descontados, e os trabalhadores farão horas-extras e turnos especiais. A empresa também se comprometeu a fazer um plano de demissão para garantir os direitos trabalhistas dos mineiros que venham a ser desligados.

Rendeu para o comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha registrou, em média, um aumento de 5% nas vendas do comércio com o Dia das Mães, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, para o próximo mês, a expectativa também é boa, já que o Sábado Mais está marcado para o dia 6 de junho, no fim de semana antes do Dia dos Namorados.

Cartão SUS

O Cartão SUS já pode ser confeccionado também nas unidades de saúde de Forquilhinha. A ideia é facilitar o acesso dos usuários, já que, antes era realizado apenas na Secretaria de Saúde. O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados. Ele é obrigatório a todos, mesmo para quem possui plano de saúde.

Para confeccionar este cartão, é só levar RG, CPF e comprovante de residência nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 16h.

Mais remédios

Os remédios que estavam em falta nas unidades de saúde de Forquilhinha voltaram a ser distribuídos nesta semana. Ficaram pendentes apenas alguns que estão em falta nas fábricas.

Mais lares aos animais

A feira de adoção de animais realizada em Forquilhinha neste fim de semana deu um novo lar para 15 cães e cinco gatos. A iniciativa de organização do evento foi da Fundação do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.

2-Feira de adoção de animais

Nova ponte

Ficou bonita e eficiente a nova ponte inaugurada no fim de semana na comunidade de São Gabriel, em Forquilhinha. A nova estrutura tem 62 metros de comprimento e quase sete metros de largura, sendo a pista de cinco metros, calçada em dos lados e guarda-corpo dos dois lados da estrutura. O investimento foi de R$ 872 mil.


3-Ponte de São Gabriel

Grito da Terra Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha está participando das mobilizações estaduais do Grito da Terra Brasil. A intenção é levar, da cidade, 20 pessoas que tenham interesse em participar. Em Santa Catarina, a expectativa é que mais de dois mil agricultores se reúnam em Florianópolis no dia 21 de maio, para protestar por melhorias para a classe.

Entre as principais reivindicações estão a melhoria de infraestrutura das comunidades de interior e a busca pelo fim da obrigatoriedade do emplacamento de máquinas agrícolas.

 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo