FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O fim da infância

Wagner Fonseca Voto Polarização Copa discutir Acho Opinião Especialista eles polarização

Wagner Fonseca, poeta, professor e blogueiro

Quando li esse clássico da ficção científica do escritor Arthur C. Clarke, confesso que fiquei tristemente maravilhado. Uma linguagem envolvente e que não deixa ponto sem nó. Ao mesmo tempo há um certo pessimismo profético, na verdade quase sagrado, na obra. Apesar de fictício, o livro escrito no século passado recorda muito nosso atual século XXI, tempo decisivo para nosso futuro enquanto espécie.

Não vou entrar aqui nos pormenores da obra, deixo o gostinho da curiosidade atiçá-los para a leitura, que vale muito a pena. Até porque o que me trouxe para o livro é justamente essa “profecia sagrada pessimista”. Quando as nações começam a se reerguer e buscar suas identidades pátrias, com tanto clamor nacionalista, justamente nesse momento tão frágil no campo político das identidade nacionais e das relações internacionais, nos encontramos no limiar de nossas possibilidades de continuidade da humanidade.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

Cantam as pessoas no comercial televisivo: “O meu país é a Terra…”, e essa terra é a casa comum de cada ser humano, cada um de nós fruto de alguma migração no passado distante ou recente. Os “terraplanistas” e nacionalistas ufanistas diriam que tal comercial é apenas mais um artificio “globalista conspiratório de dominação mundial”. Há algo a se pensar nesse frenesi que outros podem classificar apenas como insanidade.

A grande questão é que, apesar da possível veracidade das teorias conspiratórias, a nossa casa ainda é nossa Mãe Terra. Para quem assistiu o magnífico filme “mãe!” e não teve nenhum ataque devido às questões religiosas, pode fazer uma relação entre nossa realidade e algumas ideias ali expostas. Aquele ser humano que destrói a sua própria casa, deixando a Mãe Natureza extremamente enlouquecida, é esse mesmo ser humano do século XXI. Embora queiramos defender nossos limites territoriais, os traços no mapa não são desenhados no chão. A não ser quando algum plutomaníaco se acha no direito de separar povos com muros de concreto e arrogância…

A nós parece que a civilização está na sua maturidade. Hegel já havia afirmado isso sobre a sociedade industrial há duzentos anos e Comte construiu, de certa forma, sua filosofia (e também a sociologia) sobre esse pilar. Nossa “maturidade” tem nos apodrecido e causado prejuízos já irreparáveis à nossa casa. O aquecimento global pode não ser causado pela humanidade, dadas as devidas referências, o que é pouco provável, porém não deixa de ser uma realidade. Se observarmos as pesquisas científicas, vamos perceber que a nossa evolução enquanto espécie combina com um tempo em que nosso planeta se encontra numa certa “calmaria” geoclimática, ou melhor dizendo, natural.

Agora a ameaça global diz respeito diretamente aos resultados de nossas ações sobre nossa casa comum. Água, ar, vegetação e solo são diariamente contaminados e a cada instante vemos, ouvimos e sentimos o impacto disso tudo reagindo sobre a existência da vida. Se a espécie humana se achava madura o suficiente, é vital abandonar nossa infância e as birras juvenis para nos unir como adultos que cremos ser. O mundo já existia antes de nós e vai continuar, inclusive provando que a praga nessa terra não são outros animais!

Se é possível compor um universo de nacionalidades para viver em equilíbrio sócio ambiental, ainda não conseguimos visualizar. O que temos em mãos é essa necessidade pungente! O meu país é o Brasil, sim. Todavia cada ser humano deve compreender a brutal (!) e intrínseca noção de que nossa casa é a Terra. E não acredito que, como no filme “Presságio”, os “anjos” virão salvar nossas crianças. É mais provável que a única espécie “inteligente” que conhecemos torne-se apenas alguma memória a ser catalogada (e apagada) dos cosmos…


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo