FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Faz de conta que não dói

Jéssica Horácio de Souza

Psicóloga Jéssica Horácio – CRP 12/14394 – Psicoterapeuta Corporal

Quantas vezes passamos por cima dos nossos sentimentos e enfatizamos a racionalização pra não contatar uma dor? Quantas vezes construímos euforias momentâneas para escapar da angústia de se estar só? E, quantas vezes postamos nas redes sociais uma felicidade fictícia para não demonstrar que a nossa realidade é entediante? Aprendemos a fingir o que sentimos, a mascarar nossas dores, a negá-la através do engajamento em estudos, trabalho…

A dor é proporcional à forma com a qual a escondemos. E não adianta se cobrir com alegrias superficiais, com fugas existenciais, com conquistas egoicas porque o corpo denuncia o que tanto perturba a mente. Enquanto a boca sorri, o peito se dobra; quando os olhos se fecham diante uma gargalhada desesperada, as lágrimas são contidas; quando se caminha, os pés não encontram o chão, parece até que se desaprendeu a andar. E caminhar naturalmente e com leveza se torna uma tentativa que exige muito esforço.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta de renome, nos diz que o sofrimento precisa ser superado e que a única forma de superá-lo é suportando-o. Ou seja, é necessário doer. É necessário sentir a dor por inteiro, parar de fugir de si em busca de um mundo e optar pelo inverso: fugir do mundo em busca de si, enfrentar os medos que pedem incessantemente uma rota alternativa e começar a trilhar o caminho que leva à resolução dos próprios conflitos. Para isso é muito importante construir ilhas de segurança, se tornar o seu próprio amigo, escolher doer mas, jamais se tornar a dor. Quando as dores não são enfrentadas, elas se cristalizam e permanecem à flor da pele trazendo prejuízos somáticos e emocionais.

A ausência de conhecimento sobre a importância de se ter uma alternativa saudável para descarregar as próprias emoções contribui para diálogos confusos, para conflitos nas relações, quadros somáticos como hipertensão, gastrite, amigdalite e alergias na pele. A psicoterapia é um alternativa muito eficaz para quem busca cuidar da sua saúde física e psíquica pois, é através dela que o indivíduo irá acessar as emoções que o angustiam e elaborar os pensamentos que fortalecem tais emoções. A psicoterapia fornece alívio dos sintomas que as vezes nem o indivíduo sabe que estão latentes, bem como a administração de comportamentos mais saudáveis para a própria vida.

Na terapia corporal existem técnicas específicas que facilitam a expressão de tudo aquilo que é sentido: tristeza, raiva, frustração, medo. E fornece o suporte acolhedor necessário para o paciente elaborar as suas dores. Perceba como você tem se importado com o que sente, e se o seu modo de evitar o contato com seus sentimentos faz com que eles desapareçam.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo