Esportes

Entenda o que é o jogo posicional

Muito se fala sobre o chamado “futebol moderno”, mas não são todos que conseguem descrever perfeitamente o que ele seria. Talvez porque tal definição não exista. Na realidade, quando as pessoas usam esse termo normalmente querem se referir a um tipo de jogo pensado e mais calcado em estratégias do que talentos individuais – ainda que essa definição não seja unanimidade entre os fãs do esporte.

O futebol é um esporte envolto de paixão. Até por isso, muitos fãs acreditam que a tática sozinha não basta para que um time seja vencedor. Porém, da mesma forma que existem superstições em esportes, como sempre vestir a mesma roupa para vencer no poker ou os tão conhecidos tênis da sorte no basquete, é importante saber que ter uma boa estratégia definida é meio caminho andado para chegar à vitória. Não importa qual seja o esporte.

O que é o jogo posicional, afinal?

Um dos possíveis caminhos para traçar tais estratégias é o chamado jogo posicional, ou jogo de posição. O termo que tem se popularizado nos últimos anos entre técnicos europeus, como Pep Guardiola, parece atrair cada vez mais a atenção dos times brasileiros.

Colinas Chocolatteria
Sabor D,Italia
Net Lider
Star Seguros
Posto Bravo
Maderonchi

O jogo posicional nada mais é do que uma tática em que os jogadores mantêm suas posições dentro de campo. Isso não significa, necessariamente, que todos estejam sempre nos locais determinados, mas que certas posições sempre deverão ser ocupadas por algum jogador.

A partir dessa ideia de jogo, o técnico pode movimentar o time para buscar a bola no campo de defesa e fazer com que ela se mova até o ataque, garantindo que passe por lugares específicos no campo. E que eles sempre estejam ocupados por algum jogador naquela posição. Em resumo, o objetivo é fazer com que a bola chegue até os jogadores e não o contrário.

Um ótimo exemplo disso é o Barcelona que vimos jogar na última década. O time costumava se manter o mesmo desde a linha mais defensiva até o outro lado do campo, o que permitia que a equipe como um todo tivesse mais amplitude e velocidade no ataque.

Uma variação é o ataque posicional. Nesse tipo de jogo, apenas os jogadores da parte da frente se mantêm nas mesmas posições, enquanto o resto tem liberdade para se movimentar mais e buscar a bola. Esse modelo deu certo em diversos times, incluindo o supercampeão alemão Bayern de Munique e o Manchester City, que demonstra ser um time cada vez mais maduro sob o comando do próprio Pep Guardiola.

Os prós e contras do jogo posicional

Os defensores do jogo posicional são da opinião que, se os jogadores estão se movimentando o tempo todo em campo, é muito mais difícil da bola os encontrar. Foi a partir dessa filosofia que o técnico Domènec Torrent treinou o Flamengo entre julho e novembro de 2020. É verdade que o time não teve um grande sucesso, mas há de se ressaltar que se trata de um tipo de jogo que pode levar tempo para que todo o elenco assimile.

E falando nesse tempo, ele costuma ser um dos pontos que fazem com que as pessoas não achem o jogo posicional tão atrativo. Muitos dizem que, até que os jogadores assimilem todas as ideias, o elenco pode se transformar. Além disso, outras críticas recorrentes a esse modelo é que ele não é favorável a todo perfil de jogador, o que significa que pode não funcionar em todos os times.

Os times brasileiros, por sua vez, se movimentam para entrar de cabeça no “futebol moderno” e competir de igual para igual com os europeus, não apenas no mundial de clubes da FIFA, mas também em como encantar o mundo com seu futebol. Nesse sentido, o jogo de posição pode ser uma boa alternativa, principalmente para os times que possuem um elenco mais robusto.

A verdade é que não existe apenas uma forma de se enxergar o futebol, muito menos uma única estratégia que funcione para todos os times. Os bons treinadores sabem tirar proveito ao máximo do seu elenco e, acima de tudo, conseguem construir um repertório de estratégias para enfrentar seus oponentes. Mas que o jogo posicional não é uma má ideia e que já comprovou que pode dar certo se aplicado corretamente, isso é inegável.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo