FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

A discussão sobre a arbitragem precisa ser ampliada

eduardo madeira

O inexistente pênalti assinalado por André Luiz Back no último sábado, 25, que resultou no gol da vitória do Figueirense sobre o Almirante Barroso escancarou a crise na arbitragem catarinense. Antes dele, Edson da Silva e até mesmo o badalado Bráulio da Silva Machado foram questionados por arbitragens controversas. Dos três, exceto Bráulio não foi afastado.

Mas a discussão sobre a melhora na qualidade da arbitragem precisa ser mais ampla e fugir do lugar comum de afastamentos e punições. É preciso encontrar soluções eficazes, que realmente melhorem a qualidade da arbitragem. O formato atual tratado pela Federação Catarinense de Futebol traz apenas a punição pela punição.

Cheguei a essa conclusão em uma rápida troca de ideias com o ex-braço direito de Delfim de Pádua Peixoto Filho na FCF, Júnior Moresco. Através do Twitter, o ex-dirigente, que comandava a Comissão de Arbitragem vem, “curiosamente”, tendo postura mais crítica ao futebol local desde que foi demitido da federação. No sábado, não foi diferente.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Como não foi a primeira vez que o vi com esses questionamentos, decidi rebater e citei que os erros de arbitragem acontecem há anos no futebol catarinense e que o buraco é mais fundo, tornando-se simples minimizar as falhas aos dias atuais. Iniciamos uma rápida discussão, que acabou não indo a lugar algum (até porque Moresco entendeu que o problema era pessoal), mas que mostrou que a ideia principal dele era tirar os árbitros da escala para minimizar os erros.

Ele citou o exemplo de Bráulio, que teve questionada atuação em Joinville 1×0 Criciúma, e logo foi escalado para apitar Chapecoense e Avaí, na rodada seguinte. Moresco não considerava justo e argumentei que não fazia sentido tira-lo da escala, que seria algo paliativo. E olha só que coincidência: Bráulio passou despercebido no jogo em Chapecó e foi eleito o árbitro da rodada. Adiantaria algo tira-lo da escala?

Parto da premissa de que ao tirar um árbitro da escala, quem virá em seguida é alguém inferior. Ou seja, a tendência é o nível cair. É uma medida meramente paliativa e que de nada adianta.

A FCF, ao lado dos clubes e também da imprensa, precisa ampliar o debate para outras esferas. Só punir não adianta. O árbitro deixa de errar hoje, mas vai errar no jogo seguinte. É preciso capacita-los e tentar torna-los mais profissionais. Claro, a mudança parte do Brasil inteiro, de uma demanda nacional mesmo e até com a inclusão da tecnologia, mas dá para iniciar alguns passos em âmbito local.

Hoje, eles são punidos e fica por isso mesmo. Alguns são profissionais da área da educação física, outros são professores, advogados, enfim, todos possuem outras ocupações diárias e a arbitragem fica em segundo plano, quase como um hobbie. Coloca-los na popular “geladeira” tem pouco efeito prático e não contribui em nada com a formação deles.

Aliás, colocar na mesma vala punições a árbitros e atletas e treinadores também beira a ingenuidade. Os profissionais dos clubes vivem do futebol e sentem o peso das punições. Além disso, eles são os executores de uma partida, enquanto os árbitros são meros mediadores. O jogador que é punido por uma entrada violenta ou o técnico suspenso por falar além da conta, normalmente tem a intenção de fazer isso, ou seja, de executar tal ação. O árbitro, salvo má-fé, não pode entrar em campo com vontade de fazer alguma coisa. Ele está lá para mediar a partida. Seus erros são por defeitos técnicos e situações de jogo, e não por questões pré-dispostas.

O debate é amplo e não pode ser resumido a punir ou não punir. Os árbitros, tão contestados, são vítimas tanto quanto os clubes que perdem jogos pelos erros deles. Parece contraditório, mas é verdade. Estamos cobrando de forma efusiva pessoas que sequer são profissionais naquela função. É preciso cobrar os erros, é claro, mas é preciso exigir dos dirigentes qualificação dos árbitros para minimizar os erros, porque enquanto uns vão para as trincheiras, quem realmente tem poder para mudar ficar no quartel somente ordenando.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo