FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Andreza de Oliveira

Zé Diabo: o diabo que pintava santos

andreza de Oliveira

Nascido na bela cidade de Orleans, Santa Catarina em 1930,  José Fernandes tornou-se popular por seu talento artístico e também por sua alcunha um tanto quanto inusitada: ZÉ DIABO.  Ainda garoto trabalhou como pedreiro junto com seu pai na extração de pedras e começou a construir uma relação profunda com estas, já nesta época demonstrava talento para a escultura. Também trabalhou como pintor de casas durante 30 anos, mas insatisfeito com a rotina Zé diabo que possuia “alma de artista”, decidiu  entregar-se ao mundo das artes plásticas.

Auto didata passou a pintar telas e murais; pintava retratos, paisagens, autoretratos e principalmente cenas religiosas. Inúmeras igrejas da região possuem pinturas feitas pelo artista. Suas pinturas eram desenhadas com cores vivazes que ajudavam a compor um caráter intenso a suas obras.

Uma delas lhe rendeu o apelido “Zé Diabo”:  na  igreja de São Miguel Arcanjo em Grão Pará/ SC, o artista pintou uma disputa entre o bem e o mal, o demônio retratato pelo artista ficou tão assustador que causava medo nos fieis que frequentavam o local, contam ainda, que pediram a José Fernandes  para  repintar a obra e o mesmo negou-se a fazer e assim ganhou esse apelido, que foi adotado pelo próprio como nome artístico.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Responsável por uma das esculturas mais grandiosas da região Sul do Brasil o “Paredão de Orleans”, é uma obra que teve início em 1980 e ocupa aproximadamente 200 metros de cumprimento, estes painéis que foram a realização de um desejo de infância do artista, retratam cenas bíblicas com um toque de originalidade  característico de Zé diabo, foi esculpido diretamente na pedra, um trabalho magnífico que embeleza a cidade. Os painéis nunca foram concluídos por falta de apoio financeiro. Além do paredão Zé diabo esculpiu em igrejas e é de sua autoria  o pórtico de entrada da cidade.

O trabalho de escultor lhe trouxe problemas musculares que o impediram de esculpir e José Fernandes passou a escrever causos, suas histórias eram um misto de regionalisno, fé, religiosidade e muita imaginação,  falava de acontecimentos do cotidiano da típica cidade do interior com empatia e domínio de conteúdo.

Foi um grande artista, um ícone da atualidade, seus talentos foram incontáveis, sua força de vontade maior ainda e grandiosa foi sua contribuição no movimento artístico de Santa Catarina.  Atreveu-se em sonhar alto e realizou alguns belos sonhos. O medo não lhe fez companhia e enfrentando as mais variadas interpéries foi a própria resistência da arte e  imortalizou-se na história cultural. Zé Diabo Faleceu em 2017, aos 87 anos e deixa-nos obras valiosas, ele lutava pela valorização da arte, pela valorização do artista e trabalhava com amor, tornando a arte acessível para todas as pessoas.

Fica o convite para visitação ao paredão e ao pórtico  que tornaram-se pontos turísticos do município, ambos localizados em Orleans.

1

“A alcunha Zé Diabo”, 1990, óleo sobre tela, Zé diabo. Disponível, aqui. Acesso: 20/06/2018.

2

” O templo do Rei Salomão”, escultura no paredão de pedras, Zé Diabo. Disponível, aqui. Acesso: 18/07/2018.

3 1

Zé diabo esculpindo o paredão. Disponível, aqui. Acesso:18/07/2018.

4

José Fernandes, conhecido Zé diabo. Disponível, aqui. Acesso: 14/07/2018.

Referências

CAMPOS, Renata Bussolo. Zé diabo: um artista de múltiplas linguagens. 2006. 137 f. monografia (pós-graduação em Ensino da Arte), Unesc. Criciúma, 2006. Disponível aqui.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 6ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 1987.

MATOS. Tamires Serafim de. José Fernandes: o diabo que cria para o povo e a arte no dia a dia. Revista Santa Catarina em História. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 56-65, 2016.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo