FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“O Conto da Aia”, de Margaret Atwood

fabricia de pelegrini 2017

O Conto da Aia é um livro com uma história que incomoda, um livro de ficção futurista que tem as mulheres como propriedades do governo, divididas e rotuladas por função e que vivem uma vida de submissão e obediência. A trama escrita por Margaret Atwood é narrada em primeira pessoa por Offred, uma aia que conta sua rotina na casa do Comandante e em meio ao que vive, relembra sua antiga vida com seu marido e filha e a época que foi preparada para ser o que é atualmente. Em suas descrições do dia a dia, suas lembranças e pensamentos, é possível imaginar como é a vida na República de Gilead.

Nesta história, os homens excluem as mulheres da sociedade e as dividem em castas. Offred é uma Aia que tem a função de reproduzir, além das aias existem as Marthas que são as responsáveis pelos serviços domésticos, as Esposas que administram o lar e as Tias que são as que educam as mulheres para a submissão. Offred vive na casa do Comandante e tem sua rotina muito bem definida, não pode fazer nada além do que é determinado, a não ser lembrar e pensar, pois sua missão é dar um filho ao Comandante. É possível saber algumas coisas superficialmente em relação a República de  Gilead pelo que Offred conta, e uma delas é que uma radiação trouxe a infertilidade, por isso a função de aia é tão necessária. Também conhecemos o ritual do nascimento de um bebê e como tudo é tratado no momento e depois deste acontecimento.

Offred está preocupada em contar como vive em meio a aquilo tudo. Conta sobre sua amiga que não aceitou este tipo de vida e tudo o que fez e passou para tentar se libertar. Vagamente também fala o que acontece com quem se rebela contra o sistema. Controle, submissão, medo, missão e pensamentos. Como seria viver num mundo deste? O Conto da Aia não é um livro para se ler rápido, às vezes é um pouco cansativo, mas vale a pena a leitura pelo absurdo que seria este sistema em nossa sociedade, em nossa vida de possíveis escolhas e poder sobre nossas próprias vidas. Para Offred, a aia que nos presenteia com o relato do que está vivendo, só resta observar, analisar e formar opiniões sobre tudo.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Mas tudo muda quando o Guardião Nick a avisa que o Comandante da casa quer vê-la sem segredo, porque isso é muito perigoso, é contra a lei. Se Offred é descoberta pode ser presa, mas ela não tem escolha e sua vida começa a ser um pouco diferente, mas não exatamente como ela imaginava.

O Conto da Aia, uma narrativa que trata de poder e submissão, é uma leitura incômoda e tensa e que provavelmente vai provocar a reflexão e valorizar o poder das escolhas.

ocontodaaia

O Conto da Aia, de Margaret Atwood – 370 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo