FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Como planejar suas metas para 2017 de forma fácil

Liliane Fernandes 2

O ano de 2017 chegou e você precisa fazer seu planejamento, traçar seus objetivos, e buscar realiza-los de forma eficaz e inteligente.

Muitas vezes traçamos metas que sabemos que não serão atingíveis, que não conseguimos medir, e que talvez não sejam tão importantes em nossa vida.

Por isso vamos falar sobre uma ferramenta chamada Metas Smarts que auxiliará a todos mesmo que não tenham noção de planejamento. Esse é um instrumento com cinco passos uteis e fáceis que farão do ano de 2017 muito melhor para o atingimento dos seus  sonhos.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Smart

Metas SMART?

São metas construídas com base em 5 princípios: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). E de forma simples vou explicar passo a passo para você fazer as suas metas para esse novo ano que se inicia.

SMARTEspecífico

O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica, sempre detalhe o máximo possível de cada item.

SMARTMensurável

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar a meta devemos ser capazes de mensurá-la. Para fazer suas metas SMART você deve responder a seguinte pergunta:

Quanto precisará de recursos (tempo, finanças entre outros) para atingir essa meta?

SMART – Atingível

De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida. Os efeitos dessa meta serão devastadores para você. Por isso é extremamente importante deixar a meta mensurável sempre sonhando grande, porém dentro as sua realidade.

SMARTRelevante

Uma meta, para ser relevante, deve impactar diretamente o sua vida pessoal ou profissional e que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado.

SMARTTemporal

Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será batida, portanto sempre associe uma meta a um período de tempo que ela deve ser realizada.

Exemplo Errado:

  • Fazer um curso;
  • Comprar um carro;
  • Perder peso;
  • Ser promovido;
  • Ir mais a igreja.

Exemplo Correto

  • Iniciar um técnico em Administração no período da noite até dezembro de 2017;
  • Comprar um Gol branco ou prata 0km até Junho 2017;
  • Perder 5k até março de 2017;
  • Ser promovido para o setor financeiro até dezembro de 2017;
  • Ir á igreja católica todos os domingos no período da manhã.

Importante

Você deve analisar todos os fatores relacionados à sua vida pessoal e profissional quando for traçar os seus objetivos e isso ninguém pode fazer por você, não é uma lista de compras que diz respeito a varias pessoas mas somente  a você e o seu futuro.

Monitore essa lista com frequência e tire o que não for útil, afinal à vida não é algo previsível e muitas coisas podem mudar alterando também a nossa rota.

Certifique-se que você estará sempre visualizando todos os itens para não cair no esquecimento e assim poder garantir que não faltará força de vontade para realizar todos os objetivos.

Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você. (Steve Beckman)


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo